
A seleção brasileira feminina de basquete definiu as 12 jogadoras que tentarão manter o principal título continental para o país nesta temporada. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou a convocação final para a disputa da AmeriCup 2025 entre 28 de junho e 6 de julho em Santiago, no Chile. A lista de convocadas conta com duas atletas que passaram pelo basquete de Jundiaí: Damiris Dantas e Aline Moura.
A lista foi fechada após o amistoso realizado neste domingo (22) contra o Canadá, em São Paulo (SP). Mesmo sem Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, que jogam na WNBA pelo Chicago Sky e Indiana Fever, respectivamente, a seleção brasileira conseguiu uma importante vitória por 74 a 55 no último compromisso antes do torneio.
O evento também será o primeiro compromisso oficial da norte-americana Pokey Chatman no comando técnico da seleção feminina de basquete. Por questões contratuais, ela não esteve no banco de reservas durante o Tour da WNBA e no desafio diante das canadenses – ela, Kamilla e Damiris se juntarão ao grupo já em Santiago.
A AmeriCup 2025 de basquete feminino é o principal torneio da modalidade no continente. Neste ano, a equipe campeã terá vaga direta na Copa do Mundo de Basquete 2026, que acontecerá na Alemanha. As seleções que ficarem entre a segunda e a sexta posições disputarão os torneios classificatórios que definirão as últimas onze vagas no campeonato mundial.
Para este desafio, a equipe brasileira manteve o trabalho de renovação, abrindo espaço para jovens jogadoras que atuam no basquete universitário dos Estados Unidos. Entre elas estão Bella Nascimento (William & Mary), Catarina Ferreira (Oregon State), Manu Alves (Illinois) e Ayla McDowell (South Carolina).
A seleção feminina é a atual campeã continental com o troféu conquistado em 2023 após 12 anos. A vitória na época deu vaga ao Pré-Olímpico mundial que definiria os países classificados em Paris 2024.
JUNDIAIENSES EM QUADRA
Damiris e Aline são remanescentes do vitorioso Divino Jundiaí, time de basquete que conquistou diversos títulos durante os seus 49 anos de existência.
Aline é natural de Itatiba e teve passagem por Jundiaí em 2013, aos 16 anos, e ficou até os 20, quando foi anunciada pelo Vera Cruz Campinas. Depois, teve passagens por Araraquara, Portugal e retornou ao Sesi Araraquara onde está até hoje.
Já Damiris, que atua no Indiana Fever, na principal liga de basquete feminino do mundo, começou a carreira na equipe de Ferraz de Vasconcelos - sua cidade natal -, em uma escola estadual, e foi levada ao Santo André por Janeth Arcain. Defendeu o Divino Jundiaí em 2010, a convite do Tarallo, onde conquistou o título do Campeonato Paulista Juvenil da temporada.
CONVOCADAS
Bella Nascimento (William & Mary/EUA)
Alana Gonçalo (Corinthians)
Carina Martins (Sampaio)
Catarina Ferreira (Oregon State/EUA)
Emanuely Oliveira (SESI Araraquara)
Vitória Marcelino (SESI Araraquara)
Thayná Silva (Sampaio)
Ayla McDowell (South Carolina/EUA)
Manu Alves (Illinois/EUA)
Aline Moura (SESI Araraquara)
Damiris Dantas (Indiana Fever/EUA)
Kamilla Cardoso (Chicago Sky/EUA)
AmeriCup 2025 de basquete feminino: jogos do Brasil
A seleção brasileira embarca para o Chile em 25 de junho e estreará na AmeriCup 2025 de basquete feminino no dia 28. A equipe está no Grupo A ao lado de Argentina, Canadá, República Dominicana e El Salvador. Das cinco seleções, quatro avançam às quartas de final, disputada em eliminatória simples até a final.
JOGOS DA 1ª FASE
28 de junho, 15:10 – Brasil x Argentina
30 de junho, 15:10 – Brasil x Canadá
1 de julho, 12:40 – Brasil x República Dominicana
2 de julho, 12:40 – Brasil x El Salvador