COLABORATIVO

Com apoio da sociedade, Jundiaí lança Plano Municipal do Esporte

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMJ
Rita Orsi, gestora da UGEL, apresenta os eixos do Plano Municipal do Esporte
Rita Orsi, gestora da UGEL, apresenta os eixos do Plano Municipal do Esporte

A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura lançou na sexta-feira (13), o Plano Municipal do Esporte, que tem como objetivo principal fomentar políticas públicas que incentivem a prática esportiva e o lazer em todas as fases da vida. Além de promover o desenvolvimento humano e social, o plano cumpre uma exigência da Lei Geral do Esporte e servirá como instrumento para facilitar o acesso a recursos federais destinados aos municípios.

Estiveram presentes no evento o prefeito Gustavo Martinelli, a gestora da UGEL, Rita Orsi, os vereadores João Victor, Juninho Adilson, Cristiano Lopes e Edicarlos Vieira – presidente da Câmara Municipal, além de representantes de 44 segmentos da sociedade civil e do poder público. Também participaram instituições de ensino, clubes, academias, o SESI, o SESC, educadores esportivos e demais agentes ligados ao esporte na cidade.

Durante o lançamento, o prefeito Gustavo Martinelli destacou o papel estratégico do esporte na política pública municipal e a importância da participação popular. “É um momento de discussão, construção e definição. Vamos debater com toda a sociedade. O esporte é saúde, é qualidade de vida. Quanto mais adesão ao esporte, mais economizamos na saúde. Temos que trabalhar em sintonia com as secretarias de Saúde, Cultura e Educação. Essa é a proposta do nosso governo”, afirmou.

O Plano Municipal do Esporte está estruturado em seis eixos principais:

Formação Esportiva;
Excelência Esportiva;
Esporte para Toda a Vida;
Infraestrutura;
Financiamento e Parcerias;
Transparência, Governança e Controle Social.

A gestora da UGEL, Rita Orsi, ressaltou o caráter inédito da iniciativa. “É um fato inédito para nossa cidade. Estamos estruturando o esporte municipal com visão de futuro. Esse plano vai direcionar a captação de recursos, melhorar a estrutura, fortalecer a governabilidade e aprimorar o atendimento à população, tanto aos que competem quanto aos que participam das ações com nossos educadores esportivos. Vamos envolver empresas, clubes e toda a sociedade nesse processo”, explicou Rita.

Durante o evento, a UGEL apresentou os pontos centrais do plano, que será construído de forma participativa com a população. Os próximos passos incluem audiências públicas marcadas para os dias 23 e 30 de junho.

Comentários

Comentários