ACOLHIMENTO

Com queda de temperatura, Noites Frias amplia atendimento

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
A operação oferece acolhimento a pessoas em situação de rua em abrigos e acontece sempre que a temperatura fica abaixo de 13°C
A operação oferece acolhimento a pessoas em situação de rua em abrigos e acontece sempre que a temperatura fica abaixo de 13°C

A Defesa Civil Estadual alerta para queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do estado, inclusive nas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). A mudança no clima é provocada pela passagem de uma frente fria acompanhada por rajadas de vento e por uma intensa massa de ar polar.

Nesta quinta-feira (29), o dia iniciou com muitas nuvens e a máxima não deve passar dos 20°C. A mínima prevista para o fim da noite é de apenas 10°C, com umidade relativa do ar em torno dos 42%.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (Ugads), coloca em prática a Operação Noites Frias, com o objetivo de garantir acolhimento e proteção às pessoas em situação de rua.

A operação será acionada sempre que a temperatura mínima prevista for igual ou inferior a 13°C, promovendo uma força-tarefa de atendimento e apoio à população mais vulnerável da cidade.

  • Abordagem Social 24 horas

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) atuará com três equipes percorrendo o município para realizar abordagens, orientar as pessoas em situação de rua sobre os serviços disponíveis e distribuir cobertores.

  • Acolhimento noturno com alimentação e higiene

Serão oferecidas vagas para pernoite nos abrigos Santa Marta e Hacali, com estrutura para alimentação e higiene. Os encaminhamentos começam diariamente a partir das 16h, conforme a disponibilidade.

  • Centro POP com horário estendido

Nos dias mais frios, o Centro POP terá horário de atendimento estendido até 19h. Pessoas abordadas durante o dia poderão ser acolhidas no local e encaminhadas, posteriormente, para os abrigos, de acordo com a vontade e a disponibilidade de vagas.

  • Apoio da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) dará suporte às equipes da Assistência Social, podendo acionar o Seas sempre que identificar pessoas em situação de vulnerabilidade.

  • População pode colaborar

A prefeitura reforça que a população pode ajudar informando sobre pessoas em situação de rua que necessitem de acolhimento. O contato com o Seas pode ser feito pelo telefone ou WhatsApp (11) 98531-0146, disponível 24 horas por dia.

  • Cuidados com a saúde

A Defesa Civil orienta que a população redobre os cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, que são mais suscetíveis às complicações causadas pelo frio.

Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Comentários

Comentários