
O Paulista enfrenta o Nacional-SP hoje (12), às 15h, no Estádio Nicolau Alayon, na capital paulista, pelo jogo de ida da semifinal da 4ª Divisão do Campeonato Paulista. O confronto, disputado em dois jogos - um em cada mando de campo - vale o acesso à Série A3 do Paulistão em 2026, além da classificação à final da A4.
O Galo avançou às semifinais após eliminar o Joseense, pelo placar agregado de 4 x 2 (2x2 em Jundiaí e 2x0 em Taubaté). Já o Naça superou o São Caetano por 4 a 1 (3x0 em São Paulo e 1x1 no ABC). Por ter a melhor campanha, o Paulista leva a vantagem do empate na semifinal, ou seja, se a soma dos placares dos dois jogos terminar empatada, quem avança à final e garante vaga na 3ª Divisão Estadual é o time jundiaiense.
Além do empate, o Galo também leva a vantagem de decidir o jogo em casa. O jogo de volta está marcado para o sábado seguinte (19), às 19h, no Estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí.
Expectativas
Na véspera da partida, o técnico Fausto Dias ressaltou que a partida de hoje é a mais importante do ano para o Paulista. “Aproveitamos bastante a semana, evoluímos o que tínhamos para evoluir e estamos prontos. Hoje é o jogo mais importante do ano para nós. Vamos lá, concentrados para fazer um grande jogo e com a esperança que vamos fazer uma grande apresentação. Vamos juntos, torcedor. Bora, Galo!”,
Para o confronto, a comissão técnica do Paulista perdeu uma peça importante do elenco: o zagueiro Fernando Dias, que vinha sendo titular nos últimos jogos e um dos principais destaques do time, foi diagnosticado com lesão na coxa e é baixa confirmada para a partida. Com isso, Fausto deve mandar a campo o zagueiro Maykon para fazer dupla com Zé Mendes.
Retrospecto
No histórico do confronto, Paulista e Nacional já se enfrentaram 79 vezes desde 1933. O time da capital paulista, inclusive, é o 6º adversário que o Galo mais enfrentou na história. O último duelo entre as equipes aconteceu em fevereiro deste ano, pela primeira fase da Série A4. Na ocasião, o Galo foi derrotado por 1 a 0, no Nicolau Alayon, em um jogo marcado por um temporal em São Paulo que causou a paralisação da partida por quase 30 minutos.