
Jundiaí está avançando quando o assunto é políticas públicas para mulheres. Um Plano Municipal foi apresentado no último dia 4 ao prefeito Gustavo Martinelli (União) pela vereadora Mariana Janeiro (PT) e em breve será aplicado na cidade. De acordo com ela, a criação deste documento se deu após diversas reuniões e traz cinco eixos essenciais: Promoção da Igualdade de Gênero e da Equidade, com enfrentamento aos preconceitos; Promoção da saúde física e mental de mulheres e meninas; fortalecimento e empoderamento, com atendimento amplo na Assistência Social do Município; Educação voltada para a valorização e promoção dos direitos de mulheres e meninas e enfrentamento à violência, focada na efetividade e integralidade do atendimento às mulheres e meninas.
O documento ainda está sendo avaliado pela Casa Civil, que faz a leitura do material e poderá realizar alterações, mas Mariana está confiante que o texto integral seja aprovado. “Nos reunimos com secretarias, conselhos, com mulheres de diversos segmentos, coletamos as leis e projetos que os vereadores já tem”, conta a vereadora, destacando o quanto foi amplo o debate para chegar ao plano final.
Ela também destaca o impacto que esta proposta traz para as jundiaienses. “Quando falamos do gênero feminino, falamos de núcleo. Sabemos que as políticas para as mulheres vão impactar em ações para os filhos, para idosos e para os próprios homens, que eventualmente são os agressores. É um plano intersetorial. Vamos trabalhar por segurança, saúde, educação e trabalho e com as mulheres beneficiadas, toda a sociedade ganha”, acredita Mariana.
A vereadora destaca ainda que este documento não tem força de lei, mas que é uma diretriz e que tem ser cumprido. O equipe do JJ teve acesso exclusivo ao material e verificou as metas e prazos para as propostas, que devem ser implementados até 2028, período que coincide com o término desta legislatura. “O Plano de Políticas Públicas para Mulheres também está na proposta do prefeito e tive uma recepção excelente durante a entrega para ele e também contribuição dos meus colegas vereadores na construção deste material”, afirma Mariana, confiando que as ações propostas serão de fato levadas à prática.