Na última semana, comerciantes de Jundiaí se reuniram na prefeitura com representantes do Poder Público para falar sobre o estacionamento de rua no município. Para fomentar o consumo no Comércio de rua da cidade, há estudos para a ampliação de vagas na região central e também o pedido de comerciantes para que o translado entre o estacionamento gratuito do Espaço Expressa e as ruas com maior concentração de comércios no Centro, como acontece no mês de dezembro, seja permanente em todo o ano.
Na região central da cidade e em outros bairros adjacentes, há mudanças relacionadas ao estacionamento rotativo o que ainda é motivo de dúvidas de motoristas e também de comerciantes. Comerciante, Enrico Milamonti diz que a reunião teve, principalmente, caráter orientativo. "Queríamos entender como funcionaria a fiscalização com o carro que tem câmeras, a diferença da zona azul e da zona verde, como iam funcionar os novos parquímetros."
Enrico diz que o aumento de vagas é uma demanda, bem como o fomento à utilização do estacionamento do Espaço Expessa, que é gratuito. "Não temos vagas suficientes hoje. Também pedi um bolsão de estacionamento no Espaço Expressa, e que a prefeitura traga os consumidores de lá para o Centro, como acontece no Natal Luz. Isso está em análise. Não queremos que acabem os estacionamentos do Centro, mas a ideia é fomentar as vendas e o Comércio do Centro."
O comerciante lembra ainda que o estacionamento rotativo não está só no Centro e diz que os parquímetros acabam sendo necessários. "Tem estacionamento rotativo na Chácara Urbana, na Vila Arens, na Ponte São João. Não é só no Centro, é na cidade toda. Sou contra parquímetro, porque sou comerciante, mas vemos carros que acabam estacionando o dia todo também em determinado local, então é bom para o comércio ter rotatividade."
Propostas
Segundo a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), na última semana, uma comissão de comerciantes reuniu-se com o Secretário de Mobilidade, José Carlos Sacramone, e com o Diretor do Departamento de Trânsito, Marcelo Moralles Roveri. O encontro teve como objetivo esclarecer informações sobre o estacionamento rotativo e apresentar sugestões para aprimorar o sistema, visando ampliar a oferta de vagas na região central da cidade.
A UGMT destaca que estudos estão em andamento para a ampliação das vagas e que, antes da implantação, será avaliada a taxa de ocupação da via, considerando a disponibilidade de vagas, além de pesquisas de opinião e análises de viabilidade técnica para a instalação do sistema e dos equipamentos. O estacionamento rotativo foi implantado para ampliar a oferta de vagas e garantir a rotatividade em áreas de grande movimento, como regiões comerciais, clínicas, hospitais e outros locais de interesse público.
Em 2025, o sistema de estacionamento rotativo (Zona Azul) mudou em Jundiaí. As alterações incluem novos parquímetros que aceitam diversas formas de pagamento, o aplicativo Autoparque Pay para gestão das vagas em tempo real, videomonitoramento para segurança e fiscalização com veículos elétricos equipados com tecnologia OCR para leitura de placas. O intuito é democratizar o uso do espaço público e ampliar as oportunidades de estacionamento na região central.
Comentários
1 Comentários
-
ANTONIO ANTONIOLLI 26/03/2025Como o centro está com muitos imóveis desocupados e degradados deveria haver um projeto na Camara Municipal com incentivos para os estacionamentos privados como isenção ou diminuição do IPTU e do ISS, iria incentivar criação de novos e menor custo/hora