PREVENÇÃO

Cobertura vacinal da dengue segue abaixo da média estadual na RMJ

Por Redação | Governo do Estado de São Paulo
| Tempo de leitura: 2 min
José Cruz/Agência Brasil
A vacinação contra a dengue cobre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
A vacinação contra a dengue cobre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

O Governo de São Paulo reforça a importância da vacinação contra a dengue e alerta pais e responsáveis sobre a necessidade de imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A campanha de imunização segue em andamento em 392 municípios paulistas, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), embora não haja surto da doença como em outras regiões do estado, há uma epidemia e o número de casos registrados é alto, o que reforça a preocupação com a baixa cobertura vacinal registrada.

De acordo com dados do Governo do Estado de São Paulo, o municípios da RMJ têm vacinado pouco o público-alvo. Em Jundiaí, por exemplo, a primeira dose teve cobertura de 16,37% e a segunda cobriu apenas 5,18% da população indicada para receber o imunizante. As porcentagens, de primeira e segunda doses, respectivamente, também são baixas em Cabreúva (18,77%; 6,31%), Campo Limpo Paulista (15,65%; 4,61%), Itupeva (15,77%; 2,40%), Jarinu (11,93%; 2,74%), Louveira (25,36%; 6,21%) e Várzea Paulista (13,32%; 4,04%).

Desde o início da vacinação, em fevereiro de 2024, até o dia 19 de fevereiro de 2025, foram administradas no estado um total de 670.936 primeiras doses e 268.665 segundas doses, correspondendo a cobertura de 27,91% e 11,18%, respectivamente. Isso mostra que a RMJ tem cobertura abaixo da média estadual.

Até esta quarta-feira (26), foram confirmados 158 mil casos de dengue e 140 óbitos em São Paulo. Entre eles, o falecimento de duas crianças na faixa etária da vacinação (10 a 14 anos) em Nova Aliança e São Paulo. Ambos os municípios seguem com a campanha de imunização em andamento.

Como funciona a vacinação contra a dengue na rede pública?

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para receber a vacina, pais ou responsáveis devem levar a criança ou o adolescente até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, portando documento de identidade, caderneta de vacinação e comprovante de residência ou escolar.

Se a criança ou adolescente for diagnosticado com dengue, deve aguardar seis meses para iniciar a vacinação. Caso a infecção ocorra após a aplicação da primeira dose, a segunda deve ser mantida conforme o calendário, desde que haja um intervalo mínimo de 30 dias entre a doença e a segunda aplicação.

Principais sintomas da dengue

  • Febre alta
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores no corpo, músculos e articulações
  • Manchas avermelhadas na pele e coceira
  • Náuseas

Comentários

Comentários