O atleta de Jundiaí, Cristian Ribera, conquistou o título geral da temporada 2024/2025 da Copa do Mundo de esqui cross-country graças às duas medalhas de ouro alcançadas na etapa de Steinkjer (Noruega) da modalidade, que foi disputada entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

“Estou muito feliz, muito orgulhoso. Sempre foi um sonho alcançar isso. Quero agradecer muito a quem faz parte deste trabalho de dez anos. Estou muito contente de trazer mais esta conquista para o Brasil. A temporada foi muito boa, tive tempo de me recuperar de uma lesão no ombro e estava em boa forma desde as primeiras corridas”, declarou o atleta rondoniense.
Ao longo da temporada, Cristian Ribera conquistou medalhas em todas as provas que participou na Copa do Mundo de Paraesqui Cross Country. No geral, foram 6 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze. Com isso, mesmo com uma prova pendente, o brasileiro não pode mais ser alcançado no ranking geral. “O Cristian fez uma temporada incrível, subindo ao pódio em todas as provas da competição. Uma performance realmente extraordinária, que mostra a excelente forma que ele está e o excelente trabalho que toda a equipe técnica vem realizando para ele poder performar nesse nível. Desde o planejamento dos treinos à seleção e preparação dos skis para competições, passando pelo trabalho da fisioterapia e psicologia”, declarou o coordenador da equipe brasileira de esqui cross country paralímpico, Leandro Ribela.
Além do título do jundiaiense, o Brasil ficou com a 8ª colocação geral no ranking de nações da temporada 2024/25 da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country. Posteriormente à sua participação na Copa do Mundo, Cristian Ribera disputará a prova de Sprint no Mundial da modalidade, no dia 5 de março, em Trondheim, também na Noruega.