FESTA NAS RUAS

APAExonados pelo Carnaval sai às ruas e contagia participantes

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Todos os usuários da APAE de Jundiaí foram convidados para participar do Bloco, juntamente com suas famílias
Todos os usuários da APAE de Jundiaí foram convidados para participar do Bloco, juntamente com suas famílias

A sexta-feira começou com muita animação na APAE de Jundiaí. O bloco APAExonados pelo Carnaval tomou as ruas do bairro Vila Progresso e arrastou uma multidão para a folia. Todos os usuários da APAE de Jundiaí foram convidados para participar do Bloco, juntamente com suas famílias. Os alunos da EMEB José Romeiro Pereira (GEVA), também participaram do evento, que promoveu a inclusão e o bem-estar.

“O bloco nasceu para promover a socialização e o entrosamento dos usuários do CCO. Depois envolvemos os estudantes da Escola de Educação Especial e neste ano, todos os usuários da entidade e as escolas da comunidade. Além das aulas de musicoterapia temos alunos que agora participam tocando instrumentos no nosso bloco. A música salva!”, comemora Ismael Silveira, professor de música e musicoterapeuta da entidade. Alessandro Aparecido Mazzola, vice-presidente, elogiou a iniciativa. “Vivenciar a APAE de Jundiaí e ver a comunidade fortalecendo a inclusão não só da entidade, mas dos familiares e das escolas, é lindo. É uma ação conjunta, com o apoio do município, para que a gente possa fazer esse evento que já virou tradição”, afirma.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura, Guarda Municipal e Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, garantindo a segurança do trânsito e dos pedestres. “Carnaval é manifestação cultural e também inclusão”, destaca Juliano Oliveira, assessor da Unidade de Gestão da Cultura.

Além do envolvimento e da participação dos colaboradores da APAE de Jundiaí, das famílias e da comunidade, a participação de músicos da região fez toda a diferença na alegria que o Bloco APAExonados pelo Carnaval levou para as ruas da Vila Progresso. “A música tem esse poder de unir as pessoas e promover a inclusão. É sempre uma imensa alegria participar do bloco”, comentou o músico Ronaldo Correa.

O professor Ismael Silveira comandou a banda com os amigos: Fofão, Claudião, Rafael, Gabriel, Samuel, Ronaldo, Alex, Caio, Bernadete e Cristina, além dos músicos da Banda Coração de Malandro: Ricardo, Jefferson, Nego Leo e Ivanzinho.

Família e comunidade
Ao longo do trajeto, foi possível ver o envolvimento dos familiares. Eles acompanharam todo o percurso, tirando fotos, incentivando os jovens e participando de toda a alegria.  “Sou mãe de uma pessoa com deficiência e o Carnaval, por ser uma festa popular, é de suma importância para a inclusão de todos. Estou super feliz e esse é o papel da APAE de Jundiaí, promover a inclusão”, afirma Sirlene Reis, diretora da entidade e mãe atípica da Luiza.

A aposentada Aparecida de Oliveira acompanhou o bloco com os vizinhos. “Sempre gostei muito de Carnaval e é com enorme alegria que vejo esse bloco tão lindo passar pelas nossas ruas”, afirmou.

Comentários

Comentários