MÚSICA

Concertos Astra-Finamax chegam à 27ª edição

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
 Em 2025, o projeto Concertos Astra-Finamax completa 27 anos
Em 2025, o projeto Concertos Astra-Finamax completa 27 anos

O projeto Concertos Astra-Finamax chega à sua 27ª edição em 2025, reafirmando seu compromisso com a difusão da música de concerto e instrumental brasileira no interior paulista. Com cinco apresentações marcantes, sendo quatro no palco do Teatro Polytheama e uma na Sala Gloria Rocha, em Jundiaí, o projeto promete uma temporada rica e diversificada, abrangendo desde clássicos da música erudita até a vibrante música instrumental contemporânea.

Sob a direção da Atique & Atique Produções Culturais, a programação de 2025 busca contemplar diferentes estilos e gêneros musicais, oferecendo ao público uma experiência musical única e enriquecedora. "A programação deste ano foi elaborada visando abranger os vários estilos e gêneros musicais, da música instrumental brasileira à música de concerto, dando destaque à Jazzmin's Big Band, que se apresentará pela primeira vez na temporada dos Concertos", destaca Vastí Atique.

Destaques da temporada
Jazzmin's Big Band (15/03): A abertura da temporada ficará por conta da Jazzmin's Big Band, um grupo feminino pioneiro que reúne instrumentistas de diversas tendências musicais e gerações. Com um repertório variado e engajado, a banda se destaca por sua atuação como um importante meio de empoderamento feminino, abordando questões de igualdade de gênero e representatividade na música.

Nelson Ayres e Grupo Pau Brasil com Mário Laginha (17/05): O renomado pianista Nelson Ayres e o Grupo Pau Brasil, ícones da música instrumental contemporânea brasileira, receberão o pianista português Mário Laginha como convidado especial. Com uma trajetória de mais de trinta anos, o Pau Brasil é reconhecido por sua sonoridade única, que mescla elementos primitivos e contemporâneos, e por suas apresentações em importantes festivais e teatros ao redor do mundo.

Concerto Coral Sinfônico (30/08):  Madrigal Vivace de Jundiaí e orquestra convidada , apresentam o Requiem de Gabriel Fauré, em comemoração ao ano Brasil - França.

Orquestra do Theatro São Pedro (18/10): Em parceria com o Instituto Cultural da Itália, a Orquestra do Theatro São Pedro (ORTHESP) apresentará um concerto com os grandes momentos da ópera italiana, celebrando a riqueza e a beleza da tradição operística italiana.

Tenor Eric Herrero (06/12): Encerrando a temporada, o tenor Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentará um repertório de zarzuela, um gênero lírico-dramático espanhol que mescla diálogo declamado e partes cantadas, com influências da ópera e do folclore espanhol.

Formação de plateia e acessibilidade
Além dos concertos, o projeto Concertos Astra-Finamax mantém seu compromisso com a formação de plateia, oferecendo palestras educativas pré-concerto e palestras em escolas públicas, ministradas pelo musicólogo Daniel Motta. Para promover a acessibilidade, todas as apresentações e palestras contarão com tradução em libras, e um audiobook com a programação da temporada será disponibilizado.

Os ingressos para os concertos têm um valor simbólico de R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Polytheama ou pela plataforma Sympla. A arrecadação da bilheteria será integralmente destinada à Fundação Casa da Cultura e ao Instituto Luiz Braille, reafirmando o compromisso social do projeto.

Informações: www.concertosastra-finamax.com.br

Redes sociais: Facebook e Instagram (@concertosastrafinamax)

HISTÓRIA
Em 2025, o projeto Concertos Astra-Finamax completa 27 anos de história, com um legado de sucesso na promoção da música de concerto e instrumental brasileira. O projeto, idealizado por Francisco de Assis Cechelli Oliva, um dos fundadores da Astra, em sua última edição, contratou 500 músicos e impactou diretamente mais de 3.800 pessoas, evidenciando seu impacto cultural e social.

O projeto é realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das empresas Astra e Japi, apoio do Instituto Oliva, parceria com a Secretaria de Cultura de Jundiaí e produção da Atique & Atique Produções Culturais.

Comentários

Comentários