Com o objetivo de manter a limpeza e manutenção da cidade de Louveira, periodicamente uma equipe de profissionais das Secretarias de Serviços Públicos e da Gestão Ambiental faz o serviço de retirada de lixo orgânico, cata-treco e retirada de lixo reciclável com a utilização de sacos verdes, que são distribuídos à população. Os serviços vêm sendo feitos de forma organizada para atender todos os bairros da cidade.
Como são feitos estes serviços?
- COLETA SELETIVA
São distribuídos sacos verdes como incentivo à coleta seletiva, onde a população deve colocar apenas os materiais recicláveis. São eles: papel, jornal, papelão, plásticos, vidros, metais, isopor, óleo de cozinha (armazenado em garrafas pet) e eletrônicos. O saco verde, de acordo com o Decreto Municipal n° 5161 de 30 de janeiro de 2019, só pode ser retirado por pessoal autorizado pela Prefeitura Municipal de Louveira, para que a logística e o Programa Municipal de Reciclagem não sejam prejudicados.
- CATA-TRECO
Seguindo um cronograma específico para cada região, uma equipe faz corte de mato, poda de árvores e a retirada de diversos tipos de resíduos, como folhas, galhos de árvores, lixo orgânico e cata-treco (móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e pedaços de madeira). Esse mutirão de limpeza também conta com os serviços de varrição manual, pintura de guias, poda de árvores, roçada em terrenos, limpeza de bueiros e manutenção de estradas de terra.
- ENTULHOS (RESTOS DE OBRAS)
Já os entulhos de até 1m³ de obras realizadas nas residências, os moradores podem levar gratuitamente à área de transbordo de resíduos no Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), que fica na rua Antônio Biscuola, 225 (em frente à Estação de Tratamento de Esgoto), no bairro Capivari. O local funciona de segunda a sexta das 7h às 16h. O responsável pela obra deve providenciar o descarte correto do entulho, que acontecerá de forma gratuita, pela prefeitura, ou com a contratação de caçambas.
A prefeitura solicita ainda que o munícipe fique atento às datas e coloque os lixos sempre na noite anterior da coleta, para, desta forma, ajudar a manter a cidade limpa e organizada. Qualquer dúvida ligue: (19) 3878-9900 ou acesse pelo aplicativo do Cartão Cidadão (Android e iOS).