TEMPO REAL

Redes sociais aproximam políticos de seus eleitores

Por Diná de Melo |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Os pedidos de ajuda a João Victor também chegam de outros estados
Os pedidos de ajuda a João Victor também chegam de outros estados

Trocas de gestores na área de comunicação do governo federal anunciadas nesta semana dão conta da importância das redes sociais no meio político. O fato é que elas mudaram a forma de fazer política, tanto durante o período eleitoral quanto no dia a dia de prestação de contas dos trabalhos no executivo e legislativo. Adeptos da praticidade, vereadores de Jundiaí vêm usando as redes também em tempo real e têm atraído cada vez mais seguidores em suas redes.

O vereador Faouz Taha (PSD) utiliza com mais frequência o Instagram, onde tem mais 8 mil seguidores, mas tem contas no Fcebook, canal no Youtube, X, Threads, e WhatsAPP, por considerar a importância de se adaptar às linguagens e formatos que têm maior alcance. “Sou adepto dessa interação, desde que haja um bom uso, para informações oficiais e não disseminação de fake news, o que infelizmente acontece”, comenta.


Faouz é adepto dessa interação, desde que haja um bom uso para informações oficiais

Defensor das causas animais, o recém-empossado João Victor (PL) está vendo o crescimento exponencial de suas redes desde o período eleitoral.  “Recebo diversas denúncias a todo momento pela rede social Instagram, que tem mais de 30 mil seguidores. São denúncias de maus-tratos até de outros estados do país para ter uma ideia. E, após a eleição, isso tem se intensificado a todo momento”, disse o vereador que também tem outras redes digitais para uso pessoal.

Apesar de considerar importante o alcance das redes, o vereador Tiago da El Elion (PL), não se preocupa com o número de seguidores e nem em ter o seu perfil em muitas redes. Atualmente utiliza o Facebook, que tem cerca de 3 mil e pouco mais de 2, 6 mil no Instagram, para divulgar os seus trabalhos. “Eu não almejo muitos seguidores. Gosto de seguidores reais, que são amigos, parentes e que estejam realmente acompanhando o nosso trabalho. Vejo algumas pessoas com milhares de seguidores, mas na hora de transmitir confiança, não resulta em tudo aquilo”, completa. Eu não quero ter uma rede social inchada, eu quero ter uma rede sadia, verdadeira”, finalizou.

Uso pelo Executivo
As redes sociais democratizaram a comunicação política, permitindo que qualquer pessoa com acesso à internet compartilhe suas opiniões e participe do debate público. De cerimônia de posse ao dia a dia no executivo. De reuniões com o secretariado ao passo a passo de uma receita de bolo. É assim que alguns prefeitos da região têm utilizado as redes sociais para levar a informação para os munícipes, e parece que tem dado resultado, se avaliarmos o engajamento dos seguidores que, segundo comentários, mostra a simplicidade e proximidade dos chefes do executivo com a população.

Comentários

Comentários