O Departamento de Trânsito (Detran-SP) descobriu a existência de um desmanche clandestino de carros em Itupeva e, nesta semana, em conjunto com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Jundiaí, apreendeu 104 veículos veículos parcialmente desmontados, além de dezenas de carcaças, motores e peças. O proprietário foi preso em flagrante e indiciado.
De acordo com o delegado Roberto Souza Camargo Junior, a DIG foi acionada pelo Detran, informando que havia descoberto um desmanche clandestino, e solicitando operação conjunta no local. "Diante desse fato, foram até o local e encontraram um pátio de cerca de 5.000 metros, contendo inúmeros veículos parcialmente cortados e também uma edícula, contendo prateleiras com peças expostas à venda, sem o devido selo de rastreabilidade, que é requisito essencial para comercialização de tais peças".
No total foram apreendidos 104 veículos parcialmente desmontados, 104 carcaças de veículos, 50 caixas de câmbio, 10 motores e 45 caixas de direção.
Foi lavrado flagrante e o indiciado foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista. "Destaca-se que esses desmanches fomentam a prática de crimes de roubo, furto e receptação", salientou o delegado.