OPINIÃO

Você precisa tirar férias do seu filho?


| Tempo de leitura: 3 min

Caro leitor, as férias escolares estão se aproximando e as crianças estarão em casa, para a tristeza dos pais, segundo os diversos memes que circulam nas redes sociais. Como professora, sei que os tais memes não são totalmente mentira, infelizmente.

Bem, infelizmente, as férias mostram um lado triste de algumas famílias: o descontentamento em estarem com os seus filhos. Sim, durante as férias escolares, muitas famílias se mostram insatisfeitas por precisarem estar com os seus filhos por algumas semanas e, muitas vezes, ficam chateadas com o fato da escola precisar entrar em recesso.

É compreensível que, nos tempos em que vivemos, onde o custo de vida está cada dia mais alto, por mais que as famílias levem uma vida simples, os pais sejam obrigados a trabalhar e, por esta razão, não tendo uma rede de apoio, se veem na obrigação de deixar os seus filhos na escola ou na creche. Isso é bastante compreensível e necessário, porém há famílias que possuem uma rede de apoio ou nas quais apenas um dos membros precise trabalhar, sendo possível que, durante as férias, a criança tenha com quem ficar.

Neste caso, ainda assim, algumas famílias ainda se sentem desconfortáveis em ficar com a criança durante as férias. Você já pensou o que essa criança sente, ao saber que não é bem quista em sua própria casa? Compreende-se que as crianças são pequenos seres humanos cheios de energia e curiosidades, estando em um constante processo de desenvolvimento motor, cognitivo e criativo. As crianças são seres que aprendem com seu redor, com quem está com elas, com as suas experiências vividas. Quando estão com a família, é o momento de estreitar os laços afetivos.

As crianças sentem falta dos pais, dos avós, da família e, embora a escola seja um excelente lugar para estar e que ofereça todos os cuidados necessários para o seu bem estar, é lógico que as crianças querem estar ao lado da sua família e ela precisa sentir que é amada dentro do seio familiar. A criança precisa sentir que o lar é onde ela deve estar e que é o lugar dela. A escola é o local no qual ela precisa estar na ausência da família, mas que, durante os períodos de folga, é em sua casa que ela deve ficar e receber todo o amor e carinho da família.

As férias escolares são disponibilizadas para que a criança também tenha o seu descanso, pois, muitas vezes, ela acorda cedo diariamente, realiza as atividades escolares diárias, as atividades pedagógicas em casa, brinca e se diverte, e as crianças também precisam de descanso para que voltem às aulas com mais disposição e com a cabecinha mais descansada para os desafios do novo semestre.

Caro leitor, é importante olhar as férias como uma oportunidade de estar mais perto da sua criança. É a oportunidade de demonstrar para a sua criança o quanto ela é amada. Encarar as férias escolares como um castigo para os pais é algo impensável, pois, quantas famílias gostariam de ter a oportunidade de estar com os seus filhos e não podem por não tê-los mais por perto (morte) ou quantas famílias têm os seus filhos, porém, em estado vegetativo ou com alguma doença ou alguma deficiência?

Não sabemos o dia de amanhã. Tudo ao nosso redor é incerto. Os filhos crescem tão rápido e, quando nos damos conta, já são adultos. Por isso, apreciem a companhia dos seus filhos, ame-os ao máximo, lhes mostre o quão importantes eles são para vocês. Isso é o que eles levarão por toda a sua vida.

Micéia Lima Izidoro é professora (miceialimaizidoro@gmail.com)

Comentários

Comentários