A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Educação, anuncia que o Planetário Municipal Prof. Benedito Rela, no Parque Ferraz Costa, terá sessões novas aos domingos, já a partir deste (10/11). São dois horários: às 16h e às 17h30, com apresentações diferentes - confira detalhes sobre cada uma abaixo.
As sessões são públicas e gratuitas. Para participar, não é necessário fazer inscrição – o espaço comporta até 46 participantes por sessão – com público mínimo de quatro pessoas para que a sessão seja realizada. Podem participar crianças maiores de 3 anos, mas vale lembrar: os menores de 14 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. A entrada na sala de projeções, que tem acessibilidade, é liberada cerca de 15 minutos antes do início de cada sessão e não é permitido o acesso após o início.
O Sol
A primeira sessão pública nos domingos é às 16h e tem duração de 40 minutos. O tema é “O Sol, nossa estrela viva!”, uma produção do Observatório Europeu do Sul (ESO) e fala sobre a importância do Sol para o surgimento e manutenção da vida na Terra, além de mostrar imagens e muita informação sobre o astro-rei, como composição química, características físicas e a forma como produz e emite energia.
“Belos efeitos visuais são combinados com muita informação sobre esse astro fundamental para a vida na Terra”, comentou o responsável pelo local, o professor de Astronomia e Física Carlos Mariano. Esta apresentação é recomendada para participantes com, no mínimo, 11 anos, que podem ter melhor entendimento do conteúdo apresentado.
A Primavera
Às 17h30 é o horário da segunda sessão pública dos domingos, esta com duração de meia hora. O tema é “O Céu da Primavera”, mostrando o que é possível observar no céu a olho nu e com telescópios, bem como os objetos celestes que se destacam nessa estação, que começou em 22/09 e seguirá até dia 21/12.
Os principais atrativos da sessão são efeitos visuais e sonoros da simulação do céu da Primavera. “Essa apresentação mostra a incrível quantidade de coisas que podemos contemplar e descobrir olhando para o céu noturno”, adiantou o prof. Carlos. Aqui o acesso é liberado para idade mínima de 4 anos.
20 anos de Planetário
Inaugurado em 7 de novembro de 2003 com a presença do patrono, Benedito Rela (1912-2006), o Planetário passou por revitalização em 2023, em celebração pelos seus 20 anos de atividades e cerca de 200 mil visitantes.
Em um investimento de quase R$ 200 mil, foram feitas no último ano melhorias tanto no prédio quanto no sistema de audiovisual. Na parte interna, dentre as reformas, houve a impermeabilização do domo, nome do teto composto por uma cúpula semi esférica com 8 metros de diâmetro.
Já o novo e moderno sistema digital de projeção, em parceria com a empresa Sphaera, tem resolução 4K e nova estação de controle de operação, para imagens mais nítidas resultando em simulações mais precisas e atrativas.
O Planetário também realiza gratuitamente durante a semana, de terça a sexta-feira, em diferentes horários, sessões excursões e para grupos escolares, adaptadas para os diferentes níveis de escolaridade. Os agendamentos são feitos pelo telefone (11) 4594-2719.