Jundiaí recebeu pela primeira vez o Muscle Contest, campeonato de fisiculturismo mundialmente conhecido. Com estrelas da modalidade em ação, mais de 150 competidores e grande público, o evento aconteceu no último sábado (21), no Clube Uirapuru, marcando a estreia da cidade como palco de uma competição oficial de fisiculturismo e contemplando jundiaienses com títulos.
Embaixador e organizador do Muscle Contest Jundiaí, Antônio Gottschlisch, de 20 anos, destacou o sucesso da competição e o alto nível dos competidores. “A expectativa era de um campeonato a nível regional, com plateia moderada, porém o que presenciamos foi um evento a nível nacional, pelo número de pessoas assistindo, atletas e nível dos fisiculturistas. Trazer esse evento pra Jundiaí é de imenso significado pra mim, eu vivo esse esporte há seis anos. Quando soube que a Muscle Contest queria trazer um campeonato pra nossa cidade, fiquei feliz e com muita vontade de ajudar para que acontecesse. Minha cidade, meu esporte e eu poder falar que fui importante para que o evento acontecesse não tem preço”, disse o organizador.
Antônio também falou sobre a importância de fomentar a modalidade na cidade e dar mais oportunidade aos competidores que estão começando. “O fisiculturismo vem crescendo muito de uns anos para cá, e eventos como esse são importantes para que as pessoas tenham o seu primeiro contato com o mesmo. Muitos atletas neste campeonato estavam competindo pela primeira vez, fazendo suas estreias, então além deles, seus amigos e familiares estavam tendo contato próximo do esporte pela primeira vez neste dia, isso engrandece demais o esporte, abrindo nosso mundo para mais pessoas”, completou.
Entre as categorias disputadas estavam: Men's physique, Classic physique, Bodybuilding, Figure, Women's physique, Bikini e Wellness. Cada uma delas subdividida por idade, peso, altura e PCD.
JUNDIAIENSES NO PÓDIO
Entre os campeões estavam os “da casa”. Um deles foi o fisiculturista jundiaiense Renan Henrique, atleta já conhecido no meio. Ele foi o grande vencedor da categoria Bodybuilding especial. Formado em educação física na Esef Jundiaí, Renan é deficiente visual e diabético.
Quem também brilhou e subiu ao lugar mais alto do pódio representando Jundiaí foi o atleta Enrico Mietto, de 21 anos. O fisiculturista conquistou seu primeiro título na carreira e encerrou a temporada com chave de ouro. “Para mim foi extremamente especial poder participar do primeiro campeonato da cidade. Estou extremamente feliz, obviamente pelo resultado de campeão, mas também pela evolução que trouxe para este campeonato. Em Maio fiz minha estreia no fisiculturismo, no Muscle Contest de São Paulo, e conquistei o 6° lugar, no meio de grandes atletas. E o maior motivo de felicidade foi a evolução que trouxemos para este campeonato em Jundiaí, melhorando o físico drasticamente, e como consequência disso, nada melhor do que me consagrar campeão. A sensação é indescritível. Vencer na minha cidade, com todas as pessoas que eu amo me assistindo e vibrando por mim, sendo campeão no meu primeiro ano no mundo do fisiculturismo”, comemorou o mais novo campeão.
Com uma preparação drástica sob auxílio dos seus treinadores, Enrico espera voltar aos palcos em 2025, com um físico renovado e pronto para competir nos maiores eventos do país. “ Foram quatro meses de trabalho, com treinos diários, dieta 100% alinhada e todo foco e dedicação voltados para este dia. Os próximos passos, a partir de agora, depois de tirar um tempo de descanso, tanto físico como mental, é reiniciar os trabalhos, agora com mais tempo para evoluir ainda mais e brigar pelo sonho de me tornar profissional”.