
Com a aplicação iniciada em bairros da zona rural de Jundiaí, a partir de 2019, o asfalto sustentável ecológico já cobre 234 mil metros quadrados de vias na cidade. Outros 24 mil metros quadrados estão em execução em ruas dos bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. As obras são realizadas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), da Prefeitura de Jundiaí.
“Vias asfaltadas valorizam o bairro, melhoram o trânsito, economizam tempo e reduzem custos para o escoamento da produção. O asfalto sustentável e ecológico é aplicado em vias rurais da cidade estimulando a economia, como incentivo ao turismo, por exemplo”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
Receba as notícias mais relevantes de Jundiaí e Região direto no seu Whatsapp. Participe da comunidade do JJ clicando AQUI.
No bairro Água Doce (ruas Maria Rua Maria Pilon Antibero e Caminho de Goiás) as obras já foram encerradas. Já no Fernandes (av. Nossa Senhora Auxiliadora), Bom Jardim (rua Um) e Santa Gertrudes (av Luiz Nanni) as intervenções estão sendo realizadas, em diferentes estágios de evolução. Ao todo, nesta etapa, são aplicados 24.030 m² de asfalto ecológico.
O investimento no sistema de asfaltamento, desde o início de sua aplicação é de R$ 4,8 milhões. A melhoria em segurança, conforto e qualidade de vida são os primeiros pontos positivos identificados nos locais que já receberam o asfalto, como a região do São José, Rio Acima, Champirra e Terra Nova.
“A aplicação do asfalto ecológico é rápida e eficiente, pois trabalha na melhoria do solo da própria via para execução da base do pavimento, eliminado, desta forma, a necessidade de utilização de materiais de pedreiras, o que ajuda a diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo para execução de obras ambientalmente responsáveis”, comenta o diretor de Obras Públicas da UGISP, Carlos Alberto de Souza.