Complexo de saúde será completo, com atendimento de urgência e emergência para clínica médica, pediatria e ortopedia, além de 21 leitos para internação; atendimento começa dia 23
Neste mês de setembro, no próximo dia 22, a partir das 10h, a região da Ponte São João vai receber a Clínica da Família e Pronto Atendimento (PA) Ponte São João, com abertura do complexo para visitação. Construção aguardada pela população, contará com atendimento de Atenção Básica incrementado com oferta de exames como raio-x, eletrocardiograma, ultrassom e exames laboratoriais. O complexo de saúde será completo, com atendimento de urgência e emergência para clínica médica, pediatria e ortopedia, além de 21 leitos para internação, operacionalizado pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e sendo mais uma descentralização do atendimento de referência do hospital centenário de Jundiaí. O início do atendimento ao público começa na segunda-feira (23), a partir das 7h.
Gestor da Saúde, Tiago Texera, afirma que o novo local terá atendimento pré-hospitalar e descentralizado
“A Clínica da Família e o PA Ponte São João atenderão a uma população com cerca de 100 mil pessoas, com agilidade e resolutividade na porta de casa. O modelo já está em funcionamento no Novo Horizonte e na Vila Hortolândia, com grande sucesso”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado. Outro benefício é que os exames também atenderão a região, reduzindo o tempo de espera e de deslocamento.
O prédio construído entre as avenidas Luiz Zorzetti e Antenor Soares Gandra entra para a rede de saúde pública municipal como o terceiro equipamento da área em tamanho na cidade, perdendo somente para a estrutura do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e Hospital Universitário.
Os investimentos da Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estão na casa dos R$ 15,1 milhões em quase 2.800 m² de área construída, com dois pavimentos. No andar de cima e com acesso pela rua Dr. Antenor Soares Gandra será a Clínica da Família. O local terá um modelo de atendimento na Atenção Básica com base na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Serão seis equipes completas formadas por equipes multiprofissionais, médicos, enfermeiros, dentistas, além de uma equipe de apoio composto por psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista. Além disso, o Acesso Avançado possibilitará atendimento pela equipe de saúde em até 48 horas, sem necessidade de agendamento prévio.
Já a entrada pela via Luiz Zorzetti, o PA será no térreo e contará com toda a estrutura de um hospital para atendimento de urgência e emergência, 21 leitos para internação, clínica médica, pediatria e ortopedia, além de equipamentos de raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia e exames clínicos.
O referenciamento do atendimento em urgência e emergência para cerca de 100 mil pessoas, a partir do PA é a descentralização do atendimento do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para a região Leste e Nordeste da cidade. São equipamentos completos que atenderão todas as necessidades e com resolutividade de 99%, com atendimento de casos de urgência e emergência e atenção básica com aporte via teleinterconsulta para 14 especialidades.
Funcionamento
De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, a CF Ponte São João atenderá aos usuários da região administrada pela UBS Vila Aparecida, com horário de funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com atendimento completo, inclusive odontológico. Além disso, com o Acesso Avançado terá atendimento pela equipe de saúde em no máximo 48 horas, sem a necessidade de agendamento.
Já o PA, terá funcionamento aberto à população por 12h, das 7h às 19h, contudo, como há leitos de internação, o setor será mantido em funcionamento 24h, com administração do HSV, o que resulta em resolutividade de 99% dos casos no local, sem a necessidade de deslocamento para o Centro. “A saúde sempre foi tratada como prioridade na administração. O PA e Clínica da Família da Ponte São João é mais um complexo pré-hospitalar, que traz agilidade no atendimento e melhoria na qualidade do serviço público prestado ao cidadão. Teremos um cardápio amplo de serviços para trazer uma saúde de ponta para as 100 mil vidas que devem ser atendidas aqui”, reforça o gestor.