
O Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, localizado no Centro e fechado desde dezembro do ano passado, promoverá um bazar para levantar fundos. O objetivo é arrecadar R$ 60 mil para o pagamento de dívidas do gabinete e enfim poder fechar as portas e entregar o prédio à Prefeitura de Jundiaí. O bazar acontecerá no dia 20, sábado, das 9h às 17h, e no domingo, dia 21, das 9h às 12h.
"Tem cadeira, mesa, piano. Todo o mobiliário do gabinete estará no bazar. Tem também alguns quadros, livros, objetos antigos, como máquina de escrever, telefone", explica a ex-presidente do gabinete, Adriana Zutini. "A gente tem livros duplicados, que estamos vendendo, mas caso alguém queira comprar algum outro livro, vamos vender também. Precisamos de R$ 60 mil para pagar a dívida do gabinete. Também teremos itens de cozinha, como freezer, microondas, bebedouro, cafeteira, tem um projetor, tem uma máquina fotográfica, mimeógrafo, para quem quiser relembrar o passado", conta.
Após 115 anos de funcionamento, o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa anunciou seu fechamento em dezembro do ano passado. O espaço é administrado por uma associação privada. Em maio, o gabinete teve diferentes contas hackeados por golpistas, como as do WhatsApp, Facebook, Instagram e até o e-mail de Adriana.

