Nova parceria entre a prefeitura e o governo do estado, firmada nesta quarta-feira (3) vai garantir a Jundiaí mais segurança para o trabalhador rural e o fortalecimento do agronegócio. O chefe do executivo municipal, Luiz Fernando Machado, esteve ao lado do governador Tarcísio de Freitas, secretários e deputados estaduais, no Palácio dos Bandeirantes, para a cerimônia de assinatura de um convênio que trará mais benefícios a agroindústrias e empresas de pequeno porte do ramo cadastradas.
A partir da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o benefício permitirá a aquisição de análises laboratoriais oficiais para a verificação dos requisitos higiênico-sanitários, de identidade e de qualidade de produtos de origem vegetal no âmbito de atuação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Vegetal (SIMPOV).
Para o município, o convênio garante a continuidade dos trabalhos realizados e o início das análises das agroindústrias e empresas – processo fundamental para a conquista do selo do serviço de inspeção municipal e desenvolvimento do negócio na cidade.
“A parceria com o Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento equilibrado de Jundiaí, uma das principais cidades do país. Por meio dos convênios, realizamos obras e projetos estruturantes, como o fortalecimento da segurança na zona rural da cidade, com a garantia de produtos de alta qualidade, boas condições de trabalho e base para o crescimento dos negócios e, consequentemente, desenvolvimento municipal”, afirma Luiz Fernando.
O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal é um novo serviço municipal responsável por registrar e inspecionar as agroindústrias e empresas de pequeno porte que produzem alimentos de origem vegetal, como vinho, cerveja, destilados, sucos, polpa de frutas e vinagre. Ele é um dos serviços disponíveis no SIM-Jundiaí, órgão responsável pela regularização e fiscalização da produção de alimentos e criado em 2018 para fomentar a inclusão produtiva e a legalização de pequenos produtores.
O SIMPOV foi aprovado pela Câmara Municipal em fevereiro de 2024. Para aderir ao programa, basta acessar o site do Agronegócio ou o Balcão do Empreendedor.