OPINIÃO

A meditação é para todos!


| Tempo de leitura: 4 min

Se tem algo que eu tenho grande prazer em ensinar e conduzir, é a meditação. Ter um tempo para cuidar do seu bem-estar e entrar em contato consigo mesmo é tão importante quanto o trabalho, a família, os estudos e os amigos. A meditação merece ter mais atenção em nossas vidas ocidentais, já que os orientais já descobriram isso a muito tempo.

Dedicar alguns minutos do seu dia para concentrar e acalmar a mente fará toda a diferença tanto na sua saúde quanto na sua rotina. Quando estamos constantemente sob estresse, as nossas glândulas suprarrenais produzem em excesso o hormônio cortisol, como falo sempre aqui para vocês. A superexposição a esse hormônio afeta a função do nosso cérebro, do sistema imunológico e de muitos outros tecidos e órgãos.

O estresse crônico pode contribuir para dores de cabeça, ansiedade, depressão, doenças cardíacas, dentre muitas outras formas de nos deixar sem energia e sem vontade de seguir com nossos sonhos. As fontes de estresse são muitas em nosso dia-a-dia, difícil se livrar dele. Porém, é possível diminuir um pouco os efeitos do estresse em nossa saúde física, mental e emocional através das práticas meditativas.

De modo geral, podemos conceituar a meditação como uma prática cujo objetivo central é a alteração voluntária do estado e de traços mentais. Há diversas maneiras de meditar, inúmeras técnicas, das mais simples às mais complexas. Dentre as práticas mais comuns, estão as que são focadas na respiração, na recitação de mantras específicos, na visualização de imagens, a meditação da atenção plena (mindfulness), meditações guiadas, até mesmo a meditação na corrida é citada como uma forma de meditação, da qual eu pessoalmente, utilizo muito.

Foi-se o tempo onde a meditação era praticada apenas por pessoas zen ou espiritualizadas. Hoje, a técnica é reconhecida por seu potencial no gerenciamento das emoções, do estresse, para aumentar a concentração, o foco, para dormir melhor, para aumento da performance esportiva, assim como por seu grande impacto na saúde.

Falando em saúde, a meditação traz efeitos benéficos na redução do estresse e na promoção da calma mental, é eficaz no tratamento de condições como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático, ajuda a lidar com a dor, além de promover uma sensação geral de bem-estar emocional. Ao acalmar a mente e cultivar a atenção plena, os praticantes podem desenvolver uma maior capacidade de lidar com os desafios da vida cotidiana, o que consequentemente ajuda na melhoria do sono, no aumento da imunidade e na qualidade de vida.

A meditação é um verdadeiro treino de atenção, com efeitos neurofisiológicos e neuropsicológicos. Há diferentes efeitos cerebrais que atuam diretamente na atenção, na regulação emocional, nos processos corporais de autorregulação, no aprimoramento do desempenho cognitivo, na melhoria da saúde geral e mental, no conforto e paz, na positividade, na tranquilidade, na clareza mental e no bem-estar global.

Uma verdadeira ferramenta multifacetada, capaz de abordar uma variedade de aspectos de nossas vidas e trazer novas experiências sensoriais, energéticas e até mesmo, espirituais, dependendo da forma como for conduzida e do seu real objetivo.

Existem diferentes tipos de meditação, inclusive para quem não consegue ficar sentado em silêncio com foco na respiração, como aqueles que começam a meditar e sentem sua mente vagar por muitos lugares, de maneira incontrolável. Se este é seu caso, utilize esta dica: não se envolva com seus pensamentos, deixe-os ir. É natural que surjam, apenas observe como nuvens que passam no céu, e retorne sua atenção para a respiração. Nestes casos também, é possível utilizar um mantra para focar sua atenção, como o “Om” ou “Paz”.

A meditação Mindfulness é uma prática de atenção plena que pode ajudar na saúde mental e a melhorar a concentração. Para praticá-la, é preciso estar no momento presente e utilizar técnicas de respiração. Já a meditação guiada é autoexplicativa. Se você tem dificuldade de manter o foco sozinho, há aplicativos que podem te ajudar nesse processo, com um passo a passo para meditar.

Ao embarcar em sua jornada de autoconhecimento através da meditação, mantenha a mente aberta. Através da meditação, podemos escapar do mundo físico e descansar em

um estado de relaxamento, tranquilidade e felicidade dentro de nós mesmos. Aproveite cada sopro de vida, cada respiração e todos os momentos de meditação. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários