ARTESANATO

Jundiaí Feito à Mão terá espaço permanente na cidade

Por Nathália Sousa |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
O local escolhido para o espaço fixo do Jundiaí Feito à Mão fica entre a avenida Jundiaí e a rua Barão de Teffé
O local escolhido para o espaço fixo do Jundiaí Feito à Mão fica entre a avenida Jundiaí e a rua Barão de Teffé

Quem passa sempre pela avenida Jundiaí ou frequenta o Parque da Uva sabe que na frente do parque existe um grande terreno, entre a avenida e a rua Barão de Teffé, que é usado como estacionamento. Este foi o local escolhido para a construção de um espaço destinado aos negócios de artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão.

De acordo com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o foco da obra é a implantação de um espaço permanente para o Jundiaí Feito à Mão, destinado à comercialização de artesanato do município. A localização se deu pelo fato da área ser pública e de fácil acesso à população e aos turistas que chegam à cidade e estão hospedados nos hoteis.

Esta é uma continuidade do projeto que já existe e visa o atendimento de turistas que, muitas vezes, não conseguem ter acesso aos produtos. A obra é um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, sendo R$ 613.946,69 investidos pelo Estado e R$ 37.606,25 de recursos próprios. O prazo de entrega é de 90 dias.

EXPECTATIVA

Artesão de sabonetes e participante do Jundiaí Feito à Mão, André Curado diz que esta obra é um anseio dos artesãos do programa há muito tempo. “Esse espaço é uma conquista de uma geração de artesãos da cidade. Estou há 11 anos no programa e hoje acontece a concretização de um sonho. A casa do artesão será mais uma vitrine que teremos na cidade para expor os nossos produtos.”

Para André, esta será mais uma oportunidade para mostrar os produtos, junto às feiras de artesanato. “Fazer parte do Jundiaí Feito à Mão é uma vitrine, o programa é muito falado e visto fora do município, então posso expor em feiras ao longo do ano e na Festa da Uva, que é o foco principal, porque tem visibilidade nacional. Digo que meu trabalho é artesanal com qualidade de shopping e o Jundiaí Feito à Mão é para mostrar que eu existo, tem aval da prefeitura e é bem visto.”

OPORTUNIDADE

Atualmente, 255 artesãos fazem parte do Jundiaí Feito à Mão e há oportunidade para novos artesãos integrarem o programa. O processo de curadoria acontece durante o período de 12 meses e está em andamento. A UGAAT tem feito o trabalho de acompanhamento junto aos artesãos. Em princípio, não existe previsão de qualquer alteração no programa, que tem como objetivo o fomento ao artesanato de Jundiaí. Interessados podem se cadastrar pelo link.

André Curado faz sabonetes artesanais e espera que o novo espaço seja mais uma forma de mostrar o trabalho / Arquivo pessoal
André Curado faz sabonetes artesanais e espera que o novo espaço seja mais uma forma de mostrar o trabalho / Arquivo pessoal

Comentários

Comentários