
A Paróquia Santo Antônio, no bairro Anhangabaú, está em festa! Nesta quinta-feira (13), acontece a 60º edição da tradicional festa de Santo Antônio, marcada por um evento gastronômico muito aguardado: a venda dos famosos pedaços de bolo com as medalhinhas do santo casamenteiro. Este ano, o evento promete ser ainda mais especial com a introdução de 60 medalhas comemorativas e quatro vouchers de aliança.
Os fiéis poderão adquirir uma caixa contendo dois pedaços de bolo por R$ 15. Ao todo, serão vendidos quase 20 mil pedaços de bolo. A retirada das caixas ocorrerá durante todo o período desta quinta-feira, das 7h às 22h, no salão da paróquia.
A confecção do tradicional bolo de Santo Antônio começou há 32 anos, mas há 24 anos conta com a valiosa ajuda de voluntários. Alessandra Vieira Freire, responsável pela comissão de organização dos eventos da paróquia, detalha o processo de preparação: "Usamos massa congelada e dois dias antes do evento, fazemos o creme. Cada mesa recebe 13 medalhas, totalizando 1040 medalhas distribuídas em 80 mesas. Terá recheio de pão de ló, creme holandês, e o tradicional doce de abacaxi, coberto com chantilly e coco ralado." Este ano, para comemorar as seis décadas da festa, foram adicionados 60 medalhões especiais.
Além do bolo e das medalhinhas, a festa deste ano apresenta algumas novidades que prometem conquistar os visitantes. Entre elas, o bolinho de bacalhau, que fez grande sucesso na última Festa da Uva, e o famoso salsichão. Outras guloseimas também estarão disponíveis nas barracas.
A festa de Santo Antônio não é apenas uma celebração da fé e da comunidade, mas também um importante evento de arrecadação de recursos. O objetivo é obter fundos para a manutenção da paróquia, investir na infraestrutura da igreja e apoiar ações de caridade. Assim como o dízimo, o evento é crucial para a continuidade das obras sociais e manutenção da comunidade.
Tradição
A reportagem do JJ conversou com Maria de Lurdes Gatolin Accorsi, no ano passado, na 59ª edição da festa. Ela contou que passou a preparar o bolo, com sua receita secreta, como um símbolo de generosidade e devoção a Santo Antônio. "Eu tinha o sonho de fazer o bolo de Santo Antônio. Então, nos anos 2000, comecei a preparar a receita e o recheio aos poucos. Porém, o número de voluntários foi aumentando cada vez mais", explica. "A massa do bolo é minha receita e o recheio também. É creme com abacaxi e cobertura de chantilly com coco."
Além do creme especial, que faz do bolo memorável, há outro ponto interessante nesta tradição. Reza a lenda que quem acha uma das medalhinhas do santo, escondidas nos pedaços, pode se casar em breve. Maria conta como tudo começou na paróquia. "Todo mundo quer casar, por isso fizemos isso. Mas, além de querer, precisa ter fé. E achando a medalhinha, muitos pedem por um casamento e outros pedem para que Santo Antônio proteja a união. Tem bastante gente aqui que já achou, tanto mulheres como homens."
Serviço:
Data: 13 de Junho de 2024
Horário: 7h às 22h
Local: Paróquia Santo Antônio, Anhangabaú
Valor: R$ 15 (caixa com dois pedaços de bolo)
Endereço: Av. Dr. Pedro Soares de Camargo, 724 - Anhangabaú, Jundiaí - SP, 13208-080