HORÁRIOS

CPTM terá alterações na circulação neste fim de semana

Ao mesmo tempo que há mudança nos horários por causa da Virada Cultural que acontecerá na Capital, também haverá obras na via

Por Redação | 17/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Divulgação/CPTM

Ao mesmo tempo que há mudança nos horários por causa da Virada Cultural que acontecerá na Capital, também haverá obras na via
Ao mesmo tempo que há mudança nos horários por causa da Virada Cultural que acontecerá na Capital, também haverá obras na via

A circulação de trens da CPTM durante a Virada Cultura nos próximos sábado (18) e domingo (19) terá estratégia operacional especial para atender o público que usará o transporte público.  De sábado para domingo, os trens vão operar de forma ininterrupta durante toda a madrugada. As composições vão circular com intervalo médio de 30 minutos em todas as linhas.

Neste período, entre meia-noite e 4h, as estações estarão abertas somente para desembarque de passageiros em qualquer das 57 estações da companhia. O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).

Durante todo o evento, haverá trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados em caso de um eventual aumento de demanda.

MANUTENÇÃO

Por outro lado, os passageiros que utilizam as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira devem ficar atentos a mudanças de plataformas para embarque e desembarque que vão ocorrer neste fim de semana.

No sábado, a partir das 21h até a 0h, os trens da Linha 11-Coral da CPTM circularão por via única entre as estações Guaianases e Calmon Viana. Por isso, o embarque e desembarque serão realizados na plataforma 2 nas estações Guaianases, Antonio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Calmon Viana. As alterações são necessárias para realização de obras na via.

Já na Linha 12-Safira, a partir das 21h até 0h, o embarque e desembarque na estação Engenheiro Goulart serão realizados na plataforma 2 devido a obras na via.

No domingo, das 4h às 6h, devido a obras na rede aérea, os trens circularão por via única entre as estações Perus e Caieiras, da Linha 7-Rubi. E das 7h às 19h, haverá obras na via permanente entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Por isso, nestes períodos, o embarque e desembarque dessas estações acontecerá pela plataforma 2 em ambos os trechos.

Na Linha 10-Turquesa, entre 9h e 20h de domingo, o embarque e desembarque da Estação Utinga acontecerá apenas pela plataforma 2 e na Estação São Caetano acontecerá por meio da plataforma 4. As mudanças acontecem para execução de serviços da Prefeitura de São Caetano para reforma do Viaduto Independência.

Entre 8h e 18h de domingo, o embarque e desembarque das estações Poá e Calmon Viana, da Linha 11-Coral, realizados na plataforma 2 para realização de obras na via e rede aérea.

Já na Linha 12-Safira, durante toda a operação comercial de domingo, o embarque e desembarque na estação Engenheiro Manoel Feio serão realizados na plataforma 2 devido a obras na rede aérea.

Os colaboradores das companhias estarão à disposição para auxiliar os passageiros em seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação são informadas aos passageiros por avisos sonoros nos trens e estações, painéis eletrônicos e sinalização nas estações e plataformas. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.