HISTÓRIA DO BRASIL

25 de março: 5 curiosidades sobre a Constituição

A Constituição que conhecemos hoje, em vigência no Brasil, é uma das 7 que o país já teve; conheça a história

Por Mariana Meira | 25/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Câmara dos Deputados

DIVULGAÇÃO

Ulysses Guimarães, que presidia Assembleia Nacional Constituinte, no ato da outorga da Constituição de 1988
Ulysses Guimarães, que presidia Assembleia Nacional Constituinte, no ato da outorga da Constituição de 1988

O dia 25 de março é conhecido no Brasil como Dia da Constituição. Foi nessa data que, em 1824, o país outorgou seu primeiro documento, redigido após a independência e em vigência no periódo monárquico.

No entanto, pouco se sabe sobre toda a história que envolveu os bastidores políticos no Brasil. O JJ te conta.

1) Ao longo de sua história, o Brasil teve um total de sete Constituições

Dessas, três foram outorgadas (impostas pelo governo) e quatro foram promulgadas (aprovadas após debates entre os parlamentares). A de 1824 garantia os interesses do imperador, dando-lhe poderes sobre o país acima do restante do país por meio de um mecanismo chamado Poder Moderador. Já a atual Constituição brasileira foi promulgada em 1988 e ficou conhecida como Constituição Cidadã.

2) O Brasil precisava de uma Constituição para ser o Brasil

Com a conquista da independência, "era necessária a existência de uma Constituinte para elaborar uma Constituição. "Esse evento estava em formação desde antes de o Brasil passar pelo seu processo de independência, afinal, José Bonifácio, um dos homens mais próximos de D. Pedro I, tinha realizado convocação para Constituinte em junho de 1822. A assembleia formada para tanto foi composta por 90 deputados.

3) Sempre houve polarização

Isso não é exclusividade dos partidos atuais. A Constituinte brasileira era dividida em dois grandes grupos. Os Conservadores, conhecidos como “partido português”, eram defensores da implantação de uma monarquia absoluta no Brasil. E os Liberais, conhecidos como “partido brasileiro”, dividiam-se em dois subgrupos: os “moderados” e os “exaltados”, que defendiam uma monarquia constitucional, e alguns destes até defendiam um sistema republicano.

4) A atual Constituição nasceu após o fim da Ditadura Militar

A Constituição de 1988, a última criada no Brasil, é a mais democrática de todas as sete já existentes. Foi escrita durante o processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura Militar, sendo conhecida por isso como Constituição Cidadã. Foi resultado de um amplo debate que se estendeu durante mais de um ano e simbolizou o início da Nova República. Ela estabele o sufrágio universal, que é o poder de cidadãos e cidadãs participarem direta ou indiretamente das decisões do país e o direito de votar e de concorrer a cargos eletivos. Hoje, de acordo com a Constituição em vigor, o voto é direto, secreto, universal e periódico, sendo essa uma de suas cláusulas pétreas.

5) Uma das figuras cruciais nesse processo foi Ulysses Guimarães

Político e advogado brasileiro e um dos principais opositores à ditadura militar, Ulysses Guimarães era quem presidia a Assembleia Nacional Constituinte quando a Constituição de 1988 foi outorgada. Foi ele quem a chamou de Constituição Cidadã, pelos avanços sociais que incorporou no documento. Em seu discurso no dia da outorga, ele disse:

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja o nosso grito."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.