OPINIÃO

Rir é o melhor remédio

23/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Quer coisa mais deliciosa do que dar risada e se divertir? Rir é um remédio muito forte também para nossa saúde, pois fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, diminui a dor e nos protege dos efeitos prejudiciais do estresse. Uma boa risada tem ótimos efeitos a curto prazo. Quando começamos a rir, não apenas alivia nossa carga mental, mas também induz mudanças físicas em nossos corpos.

O riso aumenta a ingestão de ar (oxigênio), estimulando o coração, pulmões, músculos e aumentando as endorfinas liberadas pelo cérebro. Uma boa risada dispara e depois diminui nossa resposta ao estresse, e pode primeiro, aumentar e depois diminuir nossa frequência cardíaca e pressão arterial. Também pode estimular a circulação e ajudar no relaxamento muscular e reduzir alguns dos sintomas físicos do estresse.

O riso estimula o sistema imunológico, já que diminui os hormônios do estresse e aumenta as células do sistema imunológico e os anticorpos que combatem as infecções, melhorando assim a nossa resistência às doenças. Além do que, desencadeia a liberação de endorfinas, substâncias químicas naturais do corpo para o nosso bem-estar, que promovem uma boa sensação e podem aliviar temporariamente a dor, fazendo com que o corpo produza seus próprios analgésicos naturais.

Rir constantemente também protege o coração, pois melhora a função dos vasos e aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a proteger-nos contra problemas cardíacos e cardiovasculares.

As crianças riem centenas de vezes por dia, mas já os adultos, bem... a vida tende a ser mais séria e o riso menos frequente. Mas se procurarmos mais oportunidades de humor e riso, poderemos melhorar nossa saúde emocional, fortalecer relacionamentos, encontrar maior felicidade e até mesmo acrescentar anos às nossas vidas. Um estudo realizado na Noruega descobriu que as pessoas com um forte sentido de humor viveram mais tempo em relação as que não costumar rir tanto. A diferença foi particularmente notável para aqueles que lutam contra o câncer.

O riso proporciona uma sensação deliciosa de bem-estar e relaxamento. É por este motivo que o humor alivia nossos fardos, inspira esperança, nos conecta com pessoas e nos mantém com os pés no chão, focados e alertas, além de nos ajudar a liberar a raiva e a perdoar. O riso faz com que possamos nos sentir bem e com que esse sentimento positivo permaneça mesmo depois que o riso passa. O humor ajuda a manter uma perspectiva positiva e otimista em situações difíceis, decepções e perdas. Como o riso relaxa todo o corpo, uma boa risada alivia tensões físicas e o estresse, deixando os nossos músculos relaxados por até 45 minutos depois.

Com tantos poderes de cura e renovação, a capacidade de rir com facilidade e frequência é um baita recurso para superar problemas, melhorar relacionamentos e apoiar nossa saúde física e emocional. O melhor de tudo é que este medicamento inestimável é divertido, gratuito e facílimo de usar.

Devemos buscar uma forma e encontrar maneiras de rir das nossas próprias situações e observar o estresse começar a desaparecer da nossa rotina, ou pelo menos, diminuir. Mesmo que pareça forçado no início, pratique o riso, fará tão bem ao seu corpo. Vamos tentar? Experimente colocar os cantos da boca para cima em um sorriso e depois dê uma risada tímida, mesmo que pareça um pouco forçado. Continue emitindo um som de risada. Se preferir assista um filme engraçado ou pense numa situação que quase te fez chorar de rir. Depois de rir por alguns momentos, avalie como você está se sentindo. Seus músculos estão um pouco menos tensos? Você se sente mais relaxado e alegre? Essa é a maravilha natural do riso em nossas vidas. Vamos incorporar mais leveza e alegria em nossas vidas? Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.