SAÚDE

Como 'sobreviver' a esse calorão? Veja dicas

Alguns hábitos simples podem ajudar a enfrentar a onda de calor com saúde

Por Redação | 18/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

DIVULGAÇÃO

Desidratação é uma das consequências do calor excessivo
Desidratação é uma das consequências do calor excessivo

Apesar da chegada do outono derrubar as temperaturas a partir da próxima quinta-feira (21), a semana começou com calor escaldante em todo o Estado de São Paulo. Isso afeta diretamente nosso organismo, uma vez que todo corpo tem uma temperatura ideal para realizar as atividades diárias e é extremamente sensível ao calor ou frio. No calor, para tentar regular a temperatura interna, as artérias dilatam, transpiramos e podemos dsidratar, além de haver perigo de insolação.

 

1) Beba muita água

 

A dica mais valiosa de todas é se hidratar muito. A água é responsável pelo bom funcionamento das células do nosso corpo, pois é ela quem leva até elas o oxigênio e os sais mineiras. A água também atua eliminando as toxinas do organismo, por meio do suor e da urina.

 

2) Coma alimentos saudáveis

 

Prefira sucos de frutas no lugar do refrigerante e consuma muitas verduras e legumes cozidos ou crus. É recomendado evitar frituras e ingerir maior quantidade de fibras, cereais, frutas e grãos. A dica é manter refeições leves ao longo de todo o dia.

 

3) Não fique sufocado(a)

 

Nada de lugar fechado ou sem ventilação! Mantenha sua casa arejada, com janelas abertas.

Leia mais:


Onda intensa de calor afeta a saúde das pessoas


Roteiro econômico: 5 lugares gratuitos para visitar em Jundiaí

 

4) Se proteja do sol

 

Pegar um bronze na piscina é uma delícia, mas jamais faça isso sem muita proteção. Para quem não estiver a lazer e precisar caminhar na rua, a dica é a mesma: protetor solar, roupas leves, óculos escuros e, se necessário, chapéu e guarda-chuva.

 

5) Pegue leve na vida fitness

 

Não precisa levar tão a sério o "no pain, no gain" quando estiver calor demais, porque os exercícios físicos intensos com altas temperaturas formam um combo que pode ser nocivo à saúde. Evite os horários com mais incidência de raios UV, das 11h às 17h. Prefira atividades físicas de menor impacto e beba muita água nos intervalos. 

 

6) Cuidado redobrado com idosos, doentes e bebês

 

Todos os riscos oferecidos pelo calorão são potencializados em idosos, cardiopatas, diabéticos, pessoas com problemas respiratórios e bebês. Aliás, pais e responsáveis devem ficar atentos aos pequenos: aumento de irritabilidade e choro, fraldas mais secas, moleira mais afundada, olhos mais encurvados e boca seca são sinais que indicam desidratação. Aumente a oferta de líquidos e não hesite em buscar uma unidade de saúde caso os sintomas persistem ou haja algo de errado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.