ESCOTEIROS

Escotismo ensina valores sem fugir da modernidade

É um movimento educacional e voluntário, em que os jovens são ensinados a se desenvolverem socialmente com base em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza

Por André Borges | 17/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Movimento dos escoteiros foi fundado pelo inglês Baden-Powell

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Uniformes que se destacam. Camisa verde, bermuda caqui, chapéu de campanha, lenços coloridos, sempre a postos para o que der e vier. Esses são os escoteiros.

O escotismo, nome da atividade exercida pelos escoteiros, é um movimento educacional e voluntário, em que os jovens são ensinados a se desenvolverem socialmente com base em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza. O movimento dos escoteiros foi fundado em 1907 pelo inglês Robert Baden-Powell após organizar um acampamento com 20 rapazes, e ensinou a eles conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação.

Alessandro Biazotti tem 47 anos, trabalha como encarregado de produção, mas é chefe escoteiro há 8 anos. Ele faz parte do Grupo Escoteiro João Paulo II, no bairro Figueira Branca, em Campo Limpo Paulista. A partir dos 6 anos, pode ser um escoteiro. Para se tornar um, o jovem precisa ter vontade de encarar desafios e encontrar a sua melhor versão”, afirma o chefe escoteiro.

Alessandro destaca que a formação de jovens escoteiros vai além da exploração da natureza. “Eles são incentivados a desenvolver seu potencial e habilidades. O movimento desenvolve líderes dentro da sociedade”. “O maior desafio de hoje é a mudança comportamental dos nossos jovens. Trabalhar com a nova geração é um desafio muito grande para nós, voluntários”, conclui.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.