A Figure apresentou os primeiros resultados de sua parceria com a OpenAI para melhorar as habilidades dos robôs humanoides. No vídeo divulgado na quarta-feira (14), o bot Figure 01 é mostrado interagindo em tempo real.
Leia também: Jovens usam ChatGPT como psicólogo em busca de conversa sem julgamentos
O progresso na Figure é notável. De acordo com site New Atlas, o empreendedor Brett Adcock, reunindo especialistas de diversas áreas, busca criar o primeiro robô humanoide comercialmente viável do mundo.
O Figure 01 já estava realizando tarefas autônomas básicas em outubro e, até o final do ano, estava pronto para iniciar suas operações na BMW. O robô foi observado em ação em uma fábrica antes do anúncio de uma rodada de financiamento bem-sucedida e uma colaboração com a OpenAI.
Adcock explicou que as câmeras integradas do Figure 01 enviam dados para um modelo de visão e linguagem da OpenAI, enquanto suas próprias redes neurais captam imagens. A OpenAI também desenvolveu a capacidade do robô de entender palavras faladas, traduzindo todas essas informações em ações precisas.
O vídeo demonstra que o robô não foi controlado remotamente e foi filmado em velocidade real. Essa parceria de apenas duas semanas já alcançou resultados notáveis, com o objetivo futuro de treinar modelos para operar robôs humanoides em larga escala.
Veja vídeo da interação do humanoide Figure 01: