PREPARAÇÃO

Testes no campo e adversários definidos: Paulista começa briga pelo acesso

O Galo está no Grupo 2 ao lado de Barcelona de Capela, Colorado de Caieiras, Flamengo de Guarulhos e São Carlos

Por Luana Nascimbene | 26/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

DIVULGAÇÃO

A comissão técnica está realizando avaliações de jogadores que foram oferecidos ao clube
A comissão técnica está realizando avaliações de jogadores que foram oferecidos ao clube

A briga do Paulista pelo acesso à quarta divisão já começou. Fora de campo, a  Federação Paulista de Futebol (FPF) dividiu os grupos da 5ª Divisão do Campeonato Paulista e definiu o modelo de disputa do torneio, que contará com 17 equipes. O Galo está no Grupo 2 ao lado de Barcelona de Capela, Colorado de Caieiras, Flamengo de Guarulhos e São Carlos.

Já dentro de campo, a comissão técnica, liderada pelo técnico Fausto Dias, está realizando, nesta semana, um período de avaliação de jogadores de Jundiaí e região e destaques do futebol amador da cidade que completem até 23 anos em 2024, e de outras partes do Brasil, que podem compor o grupo que disputará o Estadual.

Até o momento, o grupo que irá disputar o Campeonato Paulista tem 36 atletas e 80% deles já disputaram o torneio em anos anteriores. Estão sendo realizados testes físicos, técnicos, táticos e jogos. Os atletas que se destacarem no período serão convidados a treinar com o elenco profissional que se apresentará ao Jayme Cintra a partir de 4 de março. Se manter o destaque nos treinos, poderá assinar contrato para a disputa do torneio.

"A maior parte dos atletas participando dos testes em campos são jogadores que foram oferecidos ao clube. Como não conseguimos muitas informações e material para avaliar o desempenho, abrimos essa possibilidade de avaliação presencial, para que cada um mostre seu potencial. Além dos atletas com passagens por estaduais do Brasil, também estamos fazendo testes com quatro atletas que disputaram campeonatos amadores da região", revelou Fausto.

FORMATO

Os detalhes da disputa do campeonato foram definidos em reunião do Conselho Técnico na manhã de ontem (26), na sede da FPF. Representantes dos 17 clubes participantes do torneio estiveram na reunião. A competição tem início previsto para 21 de abril e a data da final em 29 de setembro.

As equipes serão divididas em três grupos regionalizados: dois grupos com seis equipes e um com cinco, que jogarão entre si em turno e returno, classificando as quatro mais bem colocadas à fase seguinte.

Os 12 clubes classificados serão divididos em quatro grupos por índice técnico, classificando os dois melhores de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados.

A terceira fase terá as oito equipes divididas em dois grupos de acordo com as melhores campanhas. As duas melhores equipes de cada grupo avançam à semifinal em confrontos diretos. Nesta fase e na decisão do título, o empate no placar agregado dará a vitória a equipe de melhor campanha na somatória das fases.

GRUPOS

Grupo 1: Araçatuba, Inter de Bebedouro, Fernandópolis, Olímpia, Tanabi e Tupã.

Grupo 2: Barcelona, Colorado, Flamengo, Paulista e São Carlos

Grupo 3: Atlético Mogi, ECUS, Manthiqueira, Mauaense, Mauá Futebol e União Mogi.

PREPARAÇÃO

Com os grupos definidos, o técnico do Galo afirmou que já começou a estudar os adversários da primeira fase. "Ainda há pouca informação sobre os clubes, pouca coisa para estudar. Mas estamos de olho no detalhes. O Flamengo de Guarulhos, por exemplo, já começou a treinar e está no processo de montagem de elenco. Outros estão fazendo avaliações. Estamos observando estes detalhes."

Assim como no ano passado, o Paulista vai continuar treinando no centro esportivo Dal Santo, além do Jayme Cintra. Apesar de ter sido uma das principais reclamações da comissão técnica anterior, o uso do campo da prefeitura é visto com bons olhos pelo novo treinador do Galo. "Temos o desejo de aumentar os dias de treino em nosso estádio, mas os campos dos centros esportivos não prejudicam nosso trabalho. Poucos times da 5ª Divisão mandam jogos em gramados com a mesma qualidade do nosso. Nesses casos, como vamos disputar partidas em campos com qualidade inferior, treinar no Dal Santo será muito importante para a adaptação em gramados piores", explicou Fausto.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.