MEDULA ÓSSEA

Várzea Paulista vai promover campanha de captação de doadores de medula óssea

A campanha será dia 2 de março, no Ambulatório de Especialidades do município; doares precisam ter entre 18 a 35 anos

Por Redação | 12/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min

REPRODUÇÃO

É retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, que será analisada por exame
É retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, que será analisada por exame

A Unidade Gestora de Saúde, em parceria com o Instituto Bollhoff e o Hemocentro Unicamp, vão promover uma campanha de captação de doadores de medula óssea em Várzea Paulista. Os cadastros realizados integrarão o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

A campanha vai acontecer no dia 2 de março, das 9h às 12h, no Ambulatório de Especialidades, localizado na avenida Eduardo de Castro, n°65. A pessoa interessada em doar precisa ter idade entre 18 e 35 anos e estar munido de um documento físico com foto. Não há nenhuma contraindicação para se candidatar a doar.

Como é realizado o cadastro?

É retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, que será analisada por exame para a determinação do tipo HLA (que identifica suas características genéticas) e depois esses dados serão incluídos no Redome. Após serem cruzados dados de doadores e pacientes, sendo identificada uma possível compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto à doação.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.