'CRIA' DA ESPORTIVA

Jundiaiense é convocado para a seleção italiana de futsal

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
ARQUIVO PESSOAL
Leonardo Brunelli atua pelo Sporting Sala Consilina, da Itália
Leonardo Brunelli atua pelo Sporting Sala Consilina, da Itália

O atleta jundiaiense Leonardo Brunelli, de 25 anos, foi convocado para defender a seleção italiana de futsal em amistosos contra o Marrocos e a Sérvia, a partir de amanhã (1). "Cria" da Esportiva e com passagens pelas quadras do Nacional, da Vila Arens, e Clube São João, Léo agora escreve seu nome no futsal italiano e sonha em representar o país em uma Copa do Mundo.

A trajetória do jundiaiense no futsal começou bem cedo. Aos 4 anos, Brunelli já atuava pela Esportiva de Jundiaí. Depois passou pelo Clube Nacional, Nacional da Barra Funda e ficou sete anos na Portuguesa. Após esse período, atuou pelo São João, Magnus, de Sorocaba, e Barueri. Em 2018, chegou na segunda divisão da Itália, para defender as cores do Giorgione, disputou a Libertadores pelo Cerro Porteño, do Paraguai, em 2023, e hoje está de volta ao futsal italiano, atuando pelo Sporting Sala Consilina.

O jogador comemorou as conquistas recentes na Itália e revelou que nunca teve ambição de jogar na Europa, mas quando recebeu a proposta tudo mudou. "Recebi a proposta para atuar no futsal italiano em dezembro de 2018. Para falar a verdade, não tinha muito essa ambição grande de jogar na Europa, mas depois do convite eu passei a abrir mais a minha cabeça e me veio esse sonho de jogar em uma liga europeia. Os títulos mais importantes da minha carreira foram conquistados aqui na Itália. Ganhamos o campeonato da Série B, e depois fui campeão da Série A2 e da Copa Itália A2", disse Brunelli.

CONVOCAÇÃO

O jundiaiense foi convocado para a seleção italiana na última semana, após receber a ligação do próprio técnico da Azzuri - como é conhecida a equipe -, Massimiliano Bellarte. Brunelli comemorou o reconhecimento de anos de esforço e trabalho e reforçou o sonho de atuar em uma Copa do Mundo. "O treinador me ligou e perguntou se eu estaria disposto e se eu gostaria de ser convocado pela Itália, e eu aceitei na hora. O principal motivo que pesou na minha decisão foi o fato de estar em um lugar que as pessoas me tratam bem, me acolheram muito bem, e por me sentir muito feliz aqui. E essa convocação simboliza um reconhecimento muito grande por todo o trabalho que fiz durante toda minha vida para chegar a esse momento. Só tenho a agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui, todos os treinadores, jogadores com quem joguei e um agradecimento especial à minha mãe, meu pai, minha irmã, meu avô e minha avó que nunca deixaram de me apoiar. Hoje, o meu maior sonho no futsal é disputar uma Copa do Mundo. Estou trabalhando cada dia mais forte para estar preparado para esse momento", disse o atleta.

"DIFERENCIADO"

Com apenas 25 anos, o jogador vem mostrando ser mais um talento jundiaiense do futebol de salão. Em 2023, Brunelli disputou um campeonato interno no Grêmio CP de Jundiaí e provou seu talento nas quadras. De acordo com seu treinador durante a competição, Sotemar Barbosa, o 'Tuca', afirmou que o novo atleta da seleção italiana é "diferenciado". "Tive a oportunidade de ser técnico do time do Léo Brunelli durante esse torneio e ele tinha uma postura diferenciada dentro de campo, mostrando o quanto é capacitado para competições, além de ter um potencial bem diferente. Sem contar que é um garoto bastante humilde, um cara de grupo e que não esconde suas habilidades", disse Tuca.

Comentários

Comentários