A postura adequada da língua é muitas vezes esquecida, mas desempenha um papel crucial na saúde e no bem-estar geral. A língua é um músculo poderoso que desempenha um papel vital na fala, na deglutição e na digestão, e pode ter um grande impacto na saúde e na função bucal.
Uma boa postura da língua envolve o posicionamento e a posição de repouso da língua na boca. Pode ser mais importante do que você imagina, já que pode melhorar a clareza da fala, promover o desenvolvimento oral adequado nas crianças e até melhorar a qualidade do sono.
Assim como ficar com a postura da coluna curvada quando sentado não faz bem às costas, segurar a língua numa posição incorreta não faz bem à saúde bucal. A má postura da língua pode levar a uma variedade de problemas, incluindo problemas de fala, desalinhamento dos dentes e até apneia do sono.
A postura da língua, é uma maneira sofisticada de descrever como nossas línguas são posicionadas na boca durante o repouso. Acredite ou não, na verdade existe uma maneira certa e uma maneira errada de descansar a língua na boca.
As nossas línguas são músculos incrivelmente fortes e estão conectadas a outras áreas fora da boca. Isso significa que o que fazemos com a língua, incluindo a forma como a descansamos, pode afetar todo o nosso corpo. A má postura da língua pode ter um efeito negativo nos olhos, nariz, cabeça, pescoço, ombros e, claro, como dito anteriormente, nos dentes. A postura inadequada da língua pode contribuir ou levar a problemas como apneia do sono, problemas de ATM, problemas de visão e alterações posturais.
Além nos ajudar a saborear os alimentos, falar, engolir e mastigar, a língua também tem um grande impacto no formato do rosto. A postura de repouso oral refere-se ao que a língua faz quando não estamos falando, comendo ou bebendo. Quando em repouso, a posição oral deve ser a seguinte: lábios unidos, dentes ligeiramente separados e a língua no céu da boca, mas sem pressionar os dentes.
A língua pressionada contra o céu da boca desempenha um papel importante no desenvolvimento humano. A pressão suave da língua ajuda a moldar o palato superior e as estruturas orais e faciais circundantes. A postura adequada de descanso da língua também promove a respiração nasal. Quando a língua repousa na mandíbula inferior, a face média não cresce adequadamente e a face inferior se estreita e se alonga.
Saibam que a língua é o músculo mais forte da cabeça e pode exercer até 500g de força. A postura inadequada de descanso da língua geralmente resulta em arcos estreitos sem espaço para todos os dentes. A mandíbula inferior é forçada a recuar, afetando o crescimento do rosto.
Além do mais, a posição da língua influencia todo o corpo. Se ela está contra o palato duro, afeta o sistema parassimpático e, quando mal posicionada, causará aumento da frequência cardíaca e respiratória. Quando é contra o palato mole o sistema simpático reduzirá a sua atividade. Assim, uma boa postura da língua afeta tanto a ansiedade quanto a pressão arterial.
Boas notícias: podemos trabalhar para melhorar a postura da língua de duas maneiras:
- Coloque a ponta da língua na parte de trás dos dentes superiores e deslize-a para trás. Você deve sentir um ponto onde o céu da boca se inclina para cima. A área logo antes dessa encosta é o principal local de descanso da língua.
- A outra maneira de encontrar a posição ideal da língua é sorrir bem (estamos falando de um sorriso realmente brega), levantar as sobrancelhas e tentar engolir sem abrir os dentes. Você deve sentir sua língua subir até o céu da boca, até a posição ideal de repouso.
- Ao engolir, tente manter a língua contra o céu da boca e evite pressioná-la contra os dentes.
Como qualquer hábito, não espere que a postura da sua língua mude durante a noite. Exercite. Muita saúde a todos.
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)