OPINIÃO

Novos hábitos para 2024

06/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Quando o ano inicia, surge o sentimento de mudança, uma vontade de fazer algo melhor do que antes, vontade recomeçar. Porém, esta boa vontade, infelizmente, não garante nada, se não agirmos.

Sendo assim, para começar o ano com o pé direito, cheque se não ficou nada para trás do ano que acabou e caso haja alguma, resolva o mais rápido possível e não perca de vista que todas as tarefas, das mais simples às mais complexas, devem ter começo, meio e fim.

Depois disso, trate de organizar sua casa, o ambiente de trabalho, mesas, gavetas, guarda-roupas, tudo em ordem. Quando temos o ambiente de trabalho organizado, assim como o nosso quarto, nosso lar, a sensação de bem-estar é muito maior e isso faz com que as ideias fluam com mais facilidade. A vida flui leve em um ambiente limpo e agradável.

Limpar a caixa de e-mail, organizar em pastas, tá aí uma coisa difícil de parar para fazer. Faça uma varredura em todas as entradas e exclua o que não é mais necessário. Hoje em dia devemos desapegar e ser minimalistas também no ambiente digital.

Quantos livros você leu no ano passado? Trace uma meta para aumentar ou dobrar este número. Conhecimento não ocupa espaço e amplia a mente para novas e necessárias conexões em todos os aspectos de nossas vidas.

De todo o meu coração, guarde esta dica: adote o hábito de "respirar". Pratique a respiração consciente. Ter uma pausa para respirar conscientemente é uma maneira rápida e eficaz de relaxar a mente e aliviar o estresse. Tirar alguns minutos no seu dia para fechar os olhos, respirar profundamente pelo nariz, inspirando e soltando o ar lentamente, no dobro do tempo da inspiração fará um bem enorme. Faça alguns ciclos desta respiração e tente ampliar o tempo da exalação. Concentre-se na sensação de leveza que a respiração trás e deixe os pensamentos se dissiparem. Sua mente merece alguns minutos sem pensar em nada, focando a atenção unicamente na respiração.

Uma dica importante para colocar na rotina e tornar um habito é a conexão com a natureza. Diversos estudos falam sobre a importância deste contato, que melhora inúmeros problemas de saúde física e mental. Fora que esvaziar a mente e relaxar por instantes na natureza traz muita paz de espirito, o que ajudará a "descarregar" e a colocar as ideias em ordem, refletindo até mesmo no trabalho, na criatividade e na produtividade.

Criar o hábito da realização de atividades relaxantes é outra boa pedida. Elas são tão importantes quanto o treinamento físico pesado, tanto de força quanto cardiovascular, que também devem estar na lista de hábitos para a saúde. Rever os hábitos de vida e adotar práticas de atividade física, dentro dos seus limites e condições, é o mais potente "remédio" para a saúde. Exercitar o corpo é equilibrar a saúde geral, prevenindo muitas doenças. Mas, incluir atividades relaxantes também ajudará a acalmar corpo e mente, diminuindo o estresse da rotina. Podemos incluir nestas atividades a meditação, ouvir músicas relaxantes, uma caminhada leve ao ar livre, as massagens, Tai Chi Chuan, terapias energéticas, acupunturas, escolher algo que agrade, que ajude a recarregar suas energias.

Melhorar de vez sua alimentação é algo que não pode ser deixado para trás. Tirar o propósito de seguir uma alimentação saudável do papel é a meta. Alimentar-se bem não significa "fazer dieta", significa ingerir os alimentos mais saudáveis para que o seu corpo (seu templo) possa funcionar com potência total. E lembre-se: você é o que você come!

E para finalizar, refletir sobre a felicidade em sua vida, avaliar o que te motiva, o que te faz feliz é um lindo caminho para a paz e o bem-estar, assim como estabelecer uma rotina que garanta constantes momentos de satisfação ao longo do ano farão deste o ano melhor ano de suas vidas. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.