CULTURA

Cia. Jovem de Dança concorre no ‘Prêmio Governador do Estado de São Paulo’

O Prêmio é vinculado à Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e visa condecorar as realizações de destaque no setor cultural paulista

Por Redação | 07/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Coreografia traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais
Coreografia traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais

Com a coreografia “Instagrimm”, o diretor artístico da Cia. Jovem de Dança, Alex Soares, concorre no tradicional Prêmio Governador do Estado de São Paulo, pela categoria Dança.

Criado em 1950, o Prêmio é vinculado à Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e visa condecorar as realizações de destaque no setor cultural paulista. No total, o Prêmio é dividido em 13 categorias, nos mais diversos segmentos, e traz nesta etapa os finalistas selecionados por rigoroso critério e avaliação.

ASSISTA A UMA DAS APRESENTAÇÕES DE ‘INSTAGRIMM’

“Esta indicação é mais uma visibilidade e reconhecimento ao trabalho feito junto à companhia, que, cada vez mais, tem conquistado seu espaço no cenário da Dança. Recebi a notícia duplamente feliz, pois se trata do primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo sob a minha direção e por se tratar de uma coreografia voltada ao público infantil, em Jundiaí, Município que prioriza as políticas públicas para a Infância”, comentou Alex.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, falou da importância da indicação. “Assim como os demais corpos artísticos municipais, a Cia. Jovem de Dança tem como objetivo fomentar a produção desta linguagem artística, incentivar a criação de público e fazer despontar talentos no segmento. Com esta indicação, Jundiaí dá a todo o Estado visibilidade a uma iniciativa mantida pelo Poder Público, comprovando como acertada a decisão da Prefeitura em incentivar e acreditar na Cultura.”

“Instagrimm” traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais. De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo apresenta um panorama dos estilos de dança, com o intuito de despertar no espectador a vontade de dançar. Por meio do diálogo entre a tecnologia e os contos clássicos – alguns mais conhecidos, como “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, e outros um pouco menos, como “João de Ferro”, “Rumpelstichen”, “O pescador e sua esposa” e “O menino que não sabia o que era o medo” – o espetáculo propõe ao público uma revisitação à infância e a imaginação de como seria nosso relacionamento com os personagens se pudéssemos segui-los nas redes sociais.

A premiação será realizada na próxima terça-feira (12), às 19h, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Além de troféu, os vencedores das categorias levam prêmio no valor de R$ 35 mil.

Mais premiações

Tendo sido indicada por mais de uma vez e em mais de uma categoria, a Cia. Jovem de Dança recebeu, em janeiro de 2022, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com a série de vídeos de apresentação da programação do Mês do Patrimônio do ano anterior, percorrendo pontos como a Serra do Japi, o Solar do Barão, o Teatro Polytheama e Espaço Expressa. Por conta da pandemia, o conteúdo foi apresentado pela internet e pode ser conferido nas redes sociais da Cultura.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.