OPINIÃO

Onde mora a paz

Por |
| Tempo de leitura: 4 min

Como você encontra sua paz interior? Será meditando nas montanhas do Himalaia, saindo de férias para um lugar paradisíaco ou será necessário primeiro promover a paz mundial? Se fomos esperar por tudo isso, teremos pouca paz ao longo de nossas vidas.

A resposta para onde se encontra a paz interior é breve, porém complexa, pois a paz mora aí (e aqui) dentro. Para chegar lá é preciso coragem e sabedoria, é preciso conhecer a si mesmo e ser forte o suficiente para se descobrir, não julgar e se perdoar. Isso já fortalece a mente, o que acaba fortalecendo o corpo e a saúde também. Somos seres complexos e completamente conectados com tudo o que sentimos, fazemos e pensamos. Completamente dependentes da nossa paz interior para realizarmos tudo nesta vida e termos muita saúde.

Em corações magoados, por exemplo, não há paz. É preciso ter inteligência emocional para ressignificar todas as nossas vivências dolorosas, todos os traumas e entender que a paz não vem do esquecimento, mas da compreensão. Não vem de fora, de algo externo, mas de dentro. Além do que, para encontrar toda serenidade e felicidade, é preciso tempo, isso não pode ser alcançado da noite para o dia, é um processo lento e contínuo.

Não há uma definição única para nossa paz interior e que sirva para todos nós. Não existe um processo padrão ou etapas obrigatórias a serem seguidas para encontrar a minha, a sua, a nossa tranquilidade. Encontrar a paz interior é algo bem desafiador nestes dias modernos, com nossas agendas lotadas de trabalho, com nosso estilo de vida agitado e desregrado, cheio de fatores estressantes diários, mas é completamente possível conquistá-la, se realmente quisermos.

A paz interior é definida como o estado de calma física e espiritual. Encontrar a paz de espírito significa alcançar a felicidade, o bem-estar, o contentamento e a bem-aventurança, não importa o quão difíceis as coisas estejam em nossas vidas. Encontrar a felicidade e a paz interior não depende de uma vida livre de problemas ou da ausência de conflitos, pois ninguém tem uma vida livre disso, todos nós passamos por desafios em nossas vidas, sendo possível passar pelas adversidades sem perder a paz interior.

Encontrar paz de espírito resulta em menos preocupações, ansiedades, estresses e medos, além de ter um aumento significativo dos níveis de energia e uma melhor gestão das nossas emoções. Quando estamos em paz, fazemos menos drama, temos menos preocupações, menos estresses e mais pensamentos positivos. Quando estamos em paz, tratamos as outras pessoas de forma mais gentil e empática, além de não sermos facilmente afetados pelos comentários negativos dos outros.

A paz traz a capacidade de aprender a lidar com emoções difíceis de uma maneira mais leve. Melhora a qualidade do sono, o que repercute na saúde de uma maneira geral.

Mas onde se encontra a paz quando nós não a sentimos por perto? Pois para ter paz de espírito não é necessário estar num local de paz e sossego. Entenderam onde se encontra a confusão? Não precisamos ignorar todo o barulho para encontrar a nossa paz interior. Se você estiver em um local tranquilo, será mais propício para acessar esse local interno, mas há pessoas que têm ataques de pânico enquanto estão na massagem. É possível estar no metrô de São Paulo, cercado por pessoas e barulho, fechar os olhos e respirar profundamente apenas uma vez, como um suspiro, e acessar o espaço onde reside a sua calma, dentro de si.

Agora o mais interessante, podemos treinar isso. Através de respirações profundas, meditações, caminhadas meditativas, em orações. Aprender a baixar o ritmo respiratório é uma das maneiras para mudar seu estado de espirito.

A prática respiratória 4-7-8, pode ser praticada em qualquer hora e lugar. Mantenha os lábios unidos, inspire pelo nariz enquanto conta até quatro. Prenda a respiração enquanto conta até sete e expire pela boca contando até oito. A expiração longa ajuda a estimular o sistema nervoso parassimpático, que inicia uma resposta de relaxamento no corpo.

Sorria mais. Quando sorrimos, sinalizamos ao nosso cérebro que as coisas estão bem e que você estamos bem e felizes. Estas técnicas são extremamente simples para ajudar a buscar esse lugar tão confortável, que está dentro de todos nós, que é a nossa tão importante paz. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários