Opinião

Se prepare para apanhar da vida!

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

Qualquer evolução, qualquer caminho que traçarmos, que nos leve a evoluir em alguma área de nossas vidas não será leve e cheio de oportunidades. Qualquer mudança de consciência, qualquer coisa que você queira fazer para crescer, vai gerar alguma resistência. Seja forte!

Para vencer dificuldades internas ou externas, se prepare para em alguns momentos "apanhar" da vida! Virão resistências para te frear. Quase que para testar.

Isso faz parte da história da humanidade, de algo que tenhamos que experimentar para nos tornar mais fortes e resilientes na arte que é viver. Nada pessoal, não é só você que sofre, que tem batalhas diárias, que tem problemas nesta vida. Todos nós temos.

Você conhece alguém totalmente feliz? Que tenha passado uma vida sem se abalar com nada?

Pois eu não conheço. E também, mesmo que alguém pareça totalmente feliz, por dentro, esta pessoa pode estar clamando por socorro, mesmo com um lindo sorriso no rosto. E geralmente dá pistas sobre isso. Olhem o numero de casos de problemas e sobrecargas mentais e emocionais que temos atualmente. Tudo bem que a pandemia foi um caso a parte neste processo atual, onde todos nós sofremos muito e perdemos algo, de alguma forma.

Eu lido com isso diariamente. Pessoas que "acham" que são felizes, que "acham" não tem problemas, ou que veem problemas em tudo, que exageram situações e pequenos obstáculos, mas que sofrem de dores crônicas por todo o corpo por não saberem como lidar com eles. Dores mentais e emocionais que foram somatizadas em dores físicas. Isso ocorre muito.

A dor, um problema familiar, uma dificuldade financeira, a saúde dos nossos entes queridos, são adversidades impostas pela vida para aprendermos a sermos mais fortes. Cada um na sua batalha. Cada um com sua sina. Todos temos problemas. Porém, se não aprendermos a lidar com eles, eles serão manifestados em formas de dores.

Mas como é que cada um olha para estes problemas? Pois há pessoas que sofrem mais e outras que sofrem menos.

Para enfrentar todas estas resistências e adversidades, todos os desafios da vida, precisamos ser preparados por ela. Desde crianças, precisamos aprender a resolver problemas físicos, mentais e emocionais, isso para nos graduarmos em problemas e aprender a melhor forma de lidar com eles.

Se abrirmos uma rede social, vamos achar que todos os amigos virtuais têm sucesso, são felizes, magros, fortes e bem produzidos. Sorriso no rosto, lindos pratos de comida, alegria geral. Será mesmo isso? Será que esta é a vida real? Não se iluda, pois não é. Talvez seja a vida que as pessoas desejariam ter. Não compare para não sofrer desnecessariamente.

O estilo de vida impacta diretamente na saúde mental. Para pessoas com tendência á depressão, por exemplo, os hábitos saudáveis atenuam o risco de manifestação da doença. Ele refina padrões cerebrais, fazendo com que você não precise de tanta medicação para se acalmar, ou de tantos analgésicos para suas dores. Ou seja, se você cuida de si como prioridade, olha para sua saúde com afinco, passa de maneira mais leve pelos problemas, que todos têm e terão em suas vidas.

Como aprender a apanhar da vida? Treinar para ser forte fisicamente pode ser uma maneira, pois impacta na força mental e emocional. Poupar o corpo do lixo alimentar, também ajuda a poupar também a mente. O eixo intestino-cérebro está aí para comprovar esta ligação.

Quando apanhar da vida, e decidir passar por isso com mais leveza, com mais saúde física, mental e emocional, comece encarando os problemas de frente e achando as soluções de maneira consciente, sabendo que os problemas fazem parte da vida de todos nós e nos forçam a evoluir.

Ainda bem que há momentos de turbulência e calmaria. Seja esperto, se fortaleça quando for possível e arregace as mangas e lute quando necessário. Mas só pessoas equilibradas conseguem discernir e saber quando e como lutar ou descansar.

Seu corpo e sua mente não precisam estar na defensiva ou no ataque o tempo todo, economize energia, tenha energia e use-a quando necessário. Um dia você irá precisar com certeza. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários