OPINIÃO

Como estará seu corpo daqui alguns anos?

19/08/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Será que daqui a alguns anos seu corpo será uma boa moradia para você? Será que este templo em que habitas está recebendo os cuidados necessários para que ter liberdade e autonomia para viver a vida livre de dependências, num futuro próximo?

Pois estas respostas dependerão de como você está lidando com o seu corpo e com tua saúde hoje. Muitas pessoas se preocupam em fazer uma reserva financeira para o futuro, mas não se preocupam em como poderão desfrutar deste dinheiro. É uma escolha, uns talvez possam viajar e curtir a vida, outros não terão esta chance, irão gastar tudo o que guardaram com médicos e remédios.

É um tabu falar sobre envelhecimento, ainda hoje. Considero a palavra "velhice" péssima para referir esta fase da vida, pois conheço muitos jovens "velhos" e muitos "velhos" jovens e cheios de energia. O termo "terceira idade" também não me agrada. Ainda procuro um termo. O que é envelhecer para você?

O envelhecimento é um processo fisiológico dinâmico e progressivo, do qual não temos controle. Através dele, vamos atingindo etapas de nossas vidas. Isso é maravilhoso.

O problema é que as transformações que vêm com a idade vão além das rugas e flacidez, podem vir alterações no funcionamento do corpo que podem refletir na saúde, no metabolismo, nos movimentos e podem aparecer doenças.

Como tornar possível a longevidade com saúde? Afinal, muitos, como eu, se preocupam com qualidade de vida e saúde a longo prazo. A resposta para esta pergunta é: com medidas de prevenção ao longo da vida. Nunca é tarde demais para se cuidar, em qualquer idade que seja. O importante é ter atitude e organizar a vida em prol da saúde.

Assim como um cartão de crédito, a saúde em nossa vida, nos manda um extrato num certo momento. Porém a conta pode vir bem cara.  Os avanços da medicina e da tecnologia podem nos garantir anos extras de vida, mas o que nós queremos, de verdade, é que estes anos possam ser aproveitados com magnitude. A longevidade com saúde, ativa e independente, é o desejo maior que tenho para você, leitor. Para isso, precisamos todos seguir alguns passos, que talvez vocês já saibam décor, mas é preciso colocar em ação para garantir um futuro com saúde.

Cuidados com a alimentação devem ser a prioridade, pois para a prevenção de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol, é necessário ter tais cuidados alimentares como base, já que estão diretamente relacionados a estas doenças. Cuidados simples como evitar industrializados e processados, excesso de açúcares, de sal, e garantir a hidratação adequada, são de fundamental importância.

A alimentação interfere diretamente na formação da massa óssea e muscular. Para ter saúde e independência, ter músculos e ossos fortes é a garantia do sucesso. Guarde esta frase que repito quase que diariamente: "músculo é ouro" a partir dos 30 anos. Treino de força é a fórmula da juventude. A ciência já comprovou isso a tempos.

Outro fator de avaliação de longevidade é a caminhada. Quanto melhor você caminha, mais anos de vida tem pela frente. Que caminhar bem seja seu objetivo de treinamento a partir de hoje. Fale com um profissional, se necessário.

Manter a vida social, ter amigos, buscar o prazer de viver é essencial para evitar a depressão e doenças mentais e emocionais. Cuidado com excesso de tecnologia. Ter contato com pessoas deve ser mais importante que ter amigos virtuais, pois isso está mais do que comprovado pelos estudos que previnem uma serie de doenças, tanto físicas quanto mentais. Contato pessoal ativa hormônios importantes, como a ocitocina. Um caminho para a felicidade.

Otimismo, espiritualidade, propósito, alegria, são imprescindíveis para garantir saúde e disposição. Perceba a maneira com que você acorda todos os dias. Pelo nível de energia como acordamos podemos medir nossa saúde e colocar na balança: é hora de pedir ajuda? Mesmo que haja uma doença envolvida, a busca pela qualidade de vida deve ser seu objetivo principal. Se estamos aqui, já estamos em vantagem. Cuide do seu corpo, da sua saúde, seja grato pelo presente que Deus lhe deu. Cuide bem dele. Que daqui a alguns anos você olhe para trás com orgulho e gratidão do que fez para si mesmo, pois tudo o que foi escrito acima são atitudes que só você poderá fazer por si mesmo. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.