ELEIÇÕES

‘Blocão’ se movimenta para formar oposição em Jundiaí

Ex-prefeito Pedro Bigardi é um dos membros do grupo, formado por partidos de esquerda e centro-esquerda

Por Mariana Meira | 17/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

JORNAL DE JUNDIAÍ

Pedro Bigardi em entrevista à Difusora sobre candidaturas de nomes à vereança: ‘tem muita gente boa’
Pedro Bigardi em entrevista à Difusora sobre candidaturas de nomes à vereança: ‘tem muita gente boa’

O cenário político nas eleições de 2024 em Jundiaí não deverá ser tão óbvio para quem espera pleitos parecidos com os dos últimos anos. Entre a predominante presença da direita, se organiza para aparecer na disputa um grande grupo de partidos de esquerda e centro-esquerda para tentar um espaço de oposição principalmente na Câmara Municipal.

Parte desse movimento que se iniciou no final do ano passado e foi ganhando força, Pedro Bigardi, ex- -prefeito de Jundiaí e ex-deputado estadual, contou ao Grupo JJ de Comunicação sobre o que tem sido articulado. “São oito partidos, todos com uma linha parecida e tendo em comum a dificuldade de montar chapa. Não é fácil disputar com a máquina administrativa. Minha proposta é que todo mundo se junte, que a gente possa lançar uma candidatura que represente o projeto geral do grupo, e que a gente se ajude para eleger vereadores de oposição. E tem muita gente boa”, comenta.

Para representar um projeto coletivo, antes é preciso apresentar um. Bigardi não detalhou que tipos de pautas devem ser defendidas pelo “blocão”, mas, particularmente, manifestou preocupação com o crescimento desenfreado de Jundiaí do ponto de vista imobiliário e industrial dos últimos anos. “É preocupante, porque o ritmo de crescimento está muito intenso. Discutimos planejamento urbano e precisamos falar sobre a cidade e seus potenciais”, diz o ex-prefeito.

Bigardi ressaltou ainda que, em breve, deve ocorrer uma reunião entre os partidos que fazem parte do grupo, entre eles PT, PcdoB e PV, para definir os próximos passos e também possíveis nomes que devem aparecer em chapas.

VIDA PÚBLICA

Desde que foi derrotado nas urnas pelo atual prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, no final de 2016, Bigardi se afastou da política e passou a dedicar-se à sua profissão, voltada à consultoria de planejamento urbano. Circular por diferentes cidades para elaborar projetos é que o fez voltar para a política, que ele vive hoje por meio de uma assessoria junto ao deputado federal Orlando Silva (PcdoB), relator da PL das Fake News.

Por meio do parlamentar, Bigardi conseguiu uma emenda no valor de R$ 509.959, que será destinada à compra de equipamentos na área de Saúde do município. Segundo ele, a verba já foi liberada e virá em 2024. “Esse é um trabalho que está me dando muita satisfação, porque estou conseguindo trazer muita coisa para Jundiaí”, completa.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.