COMUNICAÇÃO

Prefeitura replaneja linguagem nas redes para atrair internautas

Executivo de Jundiaí vem se movimentando para se aproximar da população por meio de memes e mostrar que política não é chata

Por Mariana Meira | 07/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Post usa referência do filme ‘Barbie’ para falar de lazer na cidade
Post usa referência do filme ‘Barbie’ para falar de lazer na cidade

Em um post, bonecas Barbie, às vésperas do lançamento do filme nas telonas, aparecem para listar alguns dos principais espaços ao ar livre para passear em Jundiaí. Em outro, Seu Madruga convida o público para renegociar as dívidas - e, assim, pagar o aluguel, como o personagem devia na série “Chaves”. Em um terceiro, a imagem de Jim Halpert, um dos protagonistas do seriado de humor “The Office”, é o chamariz para uma publicação sobre oportunidades de emprego pelo programa Jundiaí Empreendedora.

Pode parecer uma página de memes, mas é o Instagram da Prefeitura de Jundiaí, que, nos últimos meses, deu uma guinada na linguagem de comunicação. A estratégia é clara: aproximar as pessoas da política municipal. “O replanejamento da linha editorial de comunicação das redes da prefeitura não teve o propósito de atingir uma faixa etária específica, mas, sim, o de fortalecer o caráter educativo que a comunicação institucional deve ter em sua essência, algo que interesse a todos os públicos”, explica Maria Carolina Arvigo Pires de Castro, gestora Adjunta da Gestão da Informação da Prefeitura de Jundiaí.

Segundo a gestora, a ideia de “surfar na onda” de memes atuais para fisgar os internautas que estão circulando pelas redes sociais é uma das muitas ferramentas possíveis de um poder público, que se utiliza da tecnologia para criar um diálogo com a população da cidade longe do conceito de que política é algo maçante de ser consumido. E, claro, tudo isso ao som de músicas pop ou que estão em alta nas redes.

“Muito além de apenas agradar ou de entrar na ‘trend’ da vez, levamos em conta a consistência do que vai ser comunicado. O desafio diário está em praticar uma comunicação de governo humanizada e séria, sem ser chata”, diz.

VIA DE MÃO DUPLA

O perfil da Prefeitura de Jundiaí no Instagram é um canal onde estão concentrados conteúdos como dicas de utilidade pública, calendário de vacinação, anúncios de inscrições gratuitas e notícias sobre investimentos do Executivo - grande parte desses posts recebe comentários dos munícipes, o que estabelece uma relação de troca direta, segundo Maria Carolina.

“A população passa de mera espectadora para participar ativamente da construção do conteúdo e dar respostas imediatas sobre a pertinência do que é divulgado. Muito além de facilitar o acesso à informação, com as redes sociais, a comunicação de governo deixa de ser apenas impositiva para responder aos anseios das pessoas.”

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.