
O início do mês de agosto traz consigo não apenas um clima mais ameno, mas também uma preocupação: os escorpiões. Nesta época, começa a temporada de reprodução desses animais e, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, de janeiro até o dia 2 de agosto de 2023, foram registrados 54 acidentes com escorpiões.
A Prefeitura de Jundiaí informa que a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) monitora a população de escorpiões e promove ações preventivas, realiza vistorias zoosanitárias em áreas de infestação, aloca armadilhas em pontos estratégicos e procede com a investigação epidemiológica de todo acidente ocorrido.
Em Jundiaí, as espécies mais comuns são: escorpião amarelo (Tityus serrulatus), mais encontrado nas áreas urbanizadas, nas galerias de águas pluviais ou de esgoto, e o escorpião marrom (Tityus bahiensis), mais encontrado nas áreas menos urbanizadas ou rurais, em ambiente com acúmulos de material e/ou vegetação densa. Ambas as espécies são venenosas e podem resultar em acidentes graves, principalmente com crianças, idosos, pessoas imunocomprometidas e animais de estimação.
A VISAM também orienta que os munícipes não utilizem métodos caseiros para o controle dos escorpiões, uma vez que o mau uso dos produtos pode causar acidentes e, ainda, piorar ou alastrar a infestação. A orientação é que se elimine as vias de acesso dos animais ao interior das casas, mantenha os espaços limpos e organizados, o lixo bem acondicionado e os ralos fechados ou com telas. É importante vedar os vãos de portas e janelas, conduítes de fiação elétrica e telefônica, tomadas e interruptores, caixas de inspeção de esgoto, caixas de passagem de águas pluviais e caixa de gordura.
A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) esclarece que o proprietário de terrenos particulares que não faça manutenção é notificado para efetuar a limpeza do local. De acordo com a Lei 8.833/2017, o prazo para a realização do serviço é de 15 dias, renovável uma vez, por igual período, mediante requerimento de justificativa. Caso a limpeza não seja efetuada, o proprietário do terreno será multado.