
O aparecimento de uma onça e a frustrada tentativa de captura do animal têm deixado os moradores de Jundiaí assustados. A onça foi vista no Jardim Tarumã, bairro que fica na área urbana do município e tem residências e chácaras às margens da rodovia Anhanguera e próximo da Serra do Japi.
Segundo relatos de moradores do condomínio Portal do Sol, o zelador Jair Arcanjo encontrou pegadas da onça no bosque. O lugar é aberto e próximo da mata. "As autoridades precisam fazer algo para pegar a onça. Estou verificando com todos que moram aqui, se alguma coisa nova aconteceu. Estamos desesperados no bairro", pontua uma moradora que preferiu não ser identificada. "Estamos em contato com a Polícia Ambiental também. Eles disseram que estão em reunião para montar uma operação e vir capturá-la. Espero que seja verdade, porque temos medo de alguém fazer algo com a onça. Ela não tem culpa", completa.
Outra moradora do condomínio conta que viu a onça quando estava no parque com seu filho. "A vimos, mas não houve ataques. Meu filho e eu estávamos no parquinho e como o local começou a ficar escuro, sugeri que fossemos brincar em outro lugar. No caminho, vimos ela passar bem tranquila."
CUIDADOS
A veterinária especialista em animais exóticos, Anna Beatriz Nicolau Rocha, explica que a onça é um animal nativo do bioma e provavelmente oriundo da região da Serra do Japi. "Ultimamente tem sido um cenário comum as aparições de onças. Vale ressaltar que não é normal. Essa provável onça parda não se aproxima das áreas urbanas, e sim as áreas urbanas que expandem até as matas e biomas, causando esses encontros."
Embora os moradores tenham relatado que a onça esteja tranquila, há riscos associados à presença desse animal em uma área habitada. "Um possível ataque é muito improvável vindo de uma onça parda, mas não impossível. No caso de avistamento do animal muito perto, retire seus animais de estimação imediatamente da parte de fora de casa e vá se afastando lentamente, nunca dando as costas ao animal ou correndo. Tome uma distância segura e siga seu rumo."
A veterinária também comenta sobre o caso de a onça precisar ser capturada ou realocada. "Isso é uma questão com o órgão responsável de Jundiaí, que seria a Mata Ciliar. Eles juntamente com a equipe de bombeiros e Guarda Municipal possuem o aparato, equipe e conhecimento necessários para a realocação do animal. Seu destino é definido com base em seu comportamento e estado físico", finaliza.
MATA CILIAR
Após a reportagem entrar em contato com a Mata Ciliar e questionar sobre as possíveis medidas para resgatar a onça que se encontra na região, foi informado que, por enquanto, não há planos imediatos para remover o animal do local em que se encontra.
Comentários
1 Comentários
-
MARCELO PIMENTEL DE OLIVEIRA 25/06/2023Humanos assustam onça!!! Essa é a verdade ????