MUDANÇAS

Ao lado de Bolsonaro e Tarcísio, Luiz Fernando filia-se ao PL

O ex-presidente do Brasil e o atual governador do Estado estiveram na casa do prefeito, no bairro Caxambú, onde se deu a filiação

Por Rafael Amaral | 18/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Bolsonaro esteve no evento de filiação de Luiz Fernando na manhã deste sábado
Bolsonaro esteve no evento de filiação de Luiz Fernando na manhã deste sábado

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, se filiou ao PL (Partido Liberal) neste sábado (17), após receber o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas na cidade. Outros prefeitos estiveram presentes no encontro e também se filiaram ao PL. Luiz Fernando deixa PSDB após 19 anos.

Nos últimos meses, rumores davam conta da migração do então tucano ao PL, após o desgaste da sigla nas últimas eleições. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, no mês passado, Luiz Fernando disse que "o PSDB perdeu sua identidade" e que os filiados da sigla agora estão "sem horizonte".

Segundo informações obtidas pelo Jornal de Jundiaí, Bolsonaro e Tarcísio estiveram na casa do prefeito, no bairro Caxambú, onde se deu a assinatura e a formalização da filiação. "Com a força do Bolsonaro, nós chegaremos a 1,5 mil prefeitos em todo o Brasil [nas próximas eleições]. Ninguém tira a eleição da direita", declarou, no encontro, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Também estiveram presentes o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, o senador astronauta Marcos Pontes, o presidente da Câmara de Jundiaí, Antonio Carlos Albino, e o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi.

No caso de Parimoschi, vale um adendo: o gestor já está filiado ao PL, é braço direito de Luiz Fernando na condução da cidade e seu nome aparece como o de um provável candidato a prefeito no ano que vem, ainda que o mesmo não confirme.

Antes do encontro ocorrido na casa de Luiz Fernando, Tarcísio esteve no Parque da Uva para participar do encerramento da 6ª edição do Conexidades, ocasião em que exaltou o potencial de desenvolvimento tecnológico de Jundiaí. Na mesma celebração, Luiz Fernando recebeu os troféus Competência Pública e Conexidades dos organizadores do evento.

Outras filiações

Ainda ontem, após o evento no Parque da Uva, lideranças ligadas a Bolsonaro, incluindo o governador Tarcísio, se encontraram com outros prefeitos da região. Entre eles, Antonio Carlos Mangini, de Cabreúva, que publicou uma foto ao lado de Bolsonaro em suas redes sociais, oficializando a ida ao PL.

O prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, também esteve no encontro e postou fotos com Bolsonaro e Tarcísio em suas redes sociais.

PSDB enfraquecido

Diferentes políticos filiados ao PSDB declararam recentemente o enfraquecimento do partido. Entre eles, o ex-prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, em recente entrevista ao programa "Difusora 360". No entanto, Miguel afirmou que continua no PSDB. Outro que apontou problemas é o vereador Faouaz Taha, que afirmou ter recebido convites de outras siglas e que já planeja deixar o PSDB.

O irmão de Luiz Fernando, o empresário e escritor Fred Machado, candidato a deputado federal nas últimas eleições, também reconheceu a perda de força do PSDB - inclusive como um dos fatores que impediu a chegada de lideranças da região de Jundiaí para a Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo (Alesp) e para a Câmara de Deputados.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Vinicius Brahemcha
    18/06/2023
    Bolsonaro veio filiar o LFM. Será que falaram mal das vacinas juntinhos?