PELA ORDEM

Votação da Câmara de Jundiaí, repúdio contra racismo e outros destaques

Confira algumas das principais notícias da política nacional e local desta terça-feira (23)

23/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

ARQUIVO JJ

Projeto de lei do vereador Daniel Lemos (DEM) teve veto total da prefeitura de Jundiaí
Projeto de lei do vereador Daniel Lemos (DEM) teve veto total da prefeitura de Jundiaí

Câmara vota hoje veto total da prefeitura

O primeiro item da pauta da sessão de hoje da Câmara de Jundiaí é o veto total, da prefeitura, ao Projeto de Lei nº 13.896, do vereador Daniel Lemos (DEM), que institui o Programa de Incentivo à Empregabilidade e Feira de Profissões. Na justificativa, o prefeito afirma que o “Poder Legislativo está interferindo na organização administrativa e nas atribuições dos órgãos da administração pública municipal”. Ele alega que “a questão integra o Programa Jundiaí Empreendedora”, que já é desenvolvido pelo município com o objetivo de fomentar a economia.

 

Campus do IFSP terá participação do Vetor

Cerca de 300 pessoas do Coletivo Vetor Oeste acompanharam a apresentação do projeto do novo campus do Instituto Federal, que será construído no Residencial Jundiaí II. Houve um trabalho de escuta da comunidade sobre quais os cursos têm mais demanda na região. “O futuro já chegou e temos de estar atentos às necessidades da região. Já estamos discutindo as potencialidades do entorno, através do Plano de Bairros que começa pelo Vetor Oeste”, disse o gestor adjunto de Governo e Finanças, Jones Henrique Martins.

 

Governo cobra ações após caso de racismo

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, do Japão, pedindo providências sobre o caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vini Jr., do Real Madrid, em estádio espanhol no último domingo (21). Para o presidente, a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países devem tomar providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

 

Senador do MDB diz que apoiará Boulos

O senador Alexandre Luiz Giordano (MDB-SP) diz que em 2024 participará da campanha de Guilherme Boulos (PSOL-SP) para a Prefeitura de São Paulo. Ele é filiado ao mesmo partido do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB). Em entrevista ao podcast Política Real, apresentado por Wilson Pedroso, Giordano disse que foi procurado por lideranças de esquerda após Nunes tê-lo ironizado ao portal Metrópoles. O prefeito disse “quem é Giordano” ao ser perguntado a respeito da intenção do senador de também tentar se candidatar em 2024.

 

Várzea Paulista adere a ‘Maio Laranja’

A prefeitura de Várzea Paulista distribuiu em todas as escolas da rede municipal, cartilhas que conscientizam as crianças de maneira lúdica e interativa sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações que vem sendo feitas durante todo o mês de maio, é uma parceria entre as unidades gestoras de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, pela campanha “Maio Laranja”. A cartilha foi desenvolvida por uma equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

 

Errou dos dados do IR? Ainda dá tempo 

Quem já enviou a declaração do Imposto de Renda 2023, mas errou ao informar algum dado ou esqueceu algum rendimento ou gasto pode enviar uma declaração retificadora ao fisco corrigindo a falha. O ideal é mandar a correção antes de 31 de maio, último dia de prazo para entregar o IR neste ano. Ao enviar a declaração retificadora até o dia 31, o contribuinte tem opção de mudar a forma de tributação, caso isso seja mais vantajoso.

 

Câmara de Jarinu decide urgência em projeto de empréstimo

A presidência da Câmara de Jarinu vai colocar em regime de urgência o projeto de empréstimo de R$ 30 milhões à prefeitura para um plano de pavimentação. A informação é do jornalista Itamar Gonçalves, do Portal JJ, segundo vídeo publicado ontem nas redes sociais do Jornal de Jundiaí. De acordo com ele, a votação que seria na semana que vem foi adiantada para ontem (22), o que encurtou o tempo para um melhor entendimento, dos parlamentares, sobre quais bairros e ruas serão asfaltados. Outra crítica apontada por ele também é o fato de a administração municipal já estar quitando uma dívida, o que pode deixar déficit orçamentário para a próxima gestão.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.