Opinião

Disciplina: passaporte para o sucesso

Por |
| Tempo de leitura: 2 min

Adoro a frase de Thedore Roossevelt, "com autodisciplina, quase tudo é possível". Realmente, a autodisciplina é considerada uma das chaves para o sucesso. Determinação, coragem, força de vontade, autocontrole, seja qual for o sinônimo de autodisciplina, estamos falando sobre não ser vítima de maus hábitos, como preguiça, irresponsabilidade e procrastinação.

Quem nunca se pegou sentindo uma pontinha de inveja ao ver o outro sendo bem-sucedido, que atire a primeira pedra. Faz parte do ser humano querer aquilo que o outro tem de melhor. Mas porque será que não sentimos inveja de todo o esforço, do caminho e do tempo dedicado para alcançar isso tudo? Sentimos inveja do sucesso apenas, não é mesmo?

As chaves para o sucesso são as mesmas para qualquer pessoa, em qualquer área da sua vida. Todas as pessoas que alcançaram o sucesso em alguma área precisaram de rotina, disciplina e persistência para chegar onde chegaram.

Se observamos o nível de disciplina de algumas pessoas, mesmo que ainda estejam no processo para alcançar algo em suas vidas, saberemos que o sucesso é algo inevitável a elas. É fácil distinguir dentre muitos quem são aqueles realmente diferenciados e focados em seus sonhos e metas.

Quão duro estas pessoas que almejam ou têm sucesso dão, diariamente, para chegarem onde querem, quanta disciplina e organização é ou foi demandada? Os bons hábitos e a rotina são elementos essenciais para gerar bem-estar e prevenir condições psicológicas e emocionais como ansiedade e depressão, que atrapalhariam ou mesmo retardariam o processo para alcançar o sucesso. A organização não é apenas sobre como caminhar rumo ao sucesso, mas como manter a mente saudável para não atrapalhar todo o processo. Isso exige que a pessoa trabalhe consigo mesma para fazer a escolha certa, na hora certa, quando necessário. Quanta força mental é exigida.

Muitos atletas de alto nível, que atingiram o sucesso em suas carreiras, constantemente citam duas palavras, nas mais diversas áreas esportivas: disciplina e motivação. Elas sempre estão presentes nos discursos dos vencedores. A motivação é a vontade, o comprometimento que gera a ação, tão benéfica para alcançar as metas, é o combustível que impulsiona o trabalho árduo rumo ao sucesso. Porém é preciso algo a mais, ou seja, consistência a longo prazo. Atletas dão um duro danado, por anos de suas vidas para alcançarem suas metas.

Para ter disciplina é preciso saber manter o controle da situação e se comportar da mesma maneira diariamente, independente de novos fatores, circunstâncias ou adversidades. É manter-se sem desviar do caminho proposto e avançar, mesmo quando a motivação não estiver alta. A disciplina concede liberdade para não sermos escravos dos nossos próprios desejos.

Não fique parado esperando o sucesso chegar. Para alcançar mais é preciso se dedicar mais. Disciplina é a chave para o sucesso, ela adia a gratificação de curto prazo para uma recompensa muito maior a longo prazo, vale a pena. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários