
O fim do mês de março foi marcado por um momento importante para os usuários dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pois ocorreu o lançamento do edital para a concessão da Linha 7-Rubi e serviços adicionais Trem Intermetropolitano (TIM) e Trem Intercidades (TIC), com diretrizes, planejamentos e outras determinações, incluindo o valor das passagens.
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, irá ligar a Capital de São Paulo a Campinas, com parada na estação de Jundiaí. O projeto, além de promover uma maior mobilidade e agilidade, cobrindo a distância de 44 Km em 35 minutos, chama a atenção por sua tarifa, estimada para no máximo R$ 64, sendo proporcional à quilometragem percorrida, seguindo a política tarifária do Estado. A tarifa entre Campinas e Jundiaí, por exemplo, ficará na faixa de R$ 14,05.
De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos e a Secretaria de Transportes, além dos benefícios na mobilidade urbana para 15 milhões de pessoas em 11 municípios, o empreendimento, que está estimado em R$ 12,8 bilhões, gerará um total de 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos, e contribuirá para a redução de CO2, além de promover a segurança viária da região.
PASSAGEIROS
O engenheiro de projetos, Rodrigo Mucciolo, de 35 anos, se mudou para Jundiaí há 4 anos, mas trabalha em Campinas. Conta que o projeto irá auxiliá-lo na sua locomoção entre as cidades. "Atualmente eu me desloco de carro quando vou para o trabalho e o Trem Intercidades irá me ajudar muito nesse deslocamento. O pedágio atualmente é bem caro e o risco de acidentes que é grande devido o volume de veículos que transitam pelas duas rodovias (Anhanguera e Bandeirantes), fora o desgaste do carro", explicou o engenheiro. Questionado sobre o valor da tarifa, Rodrigo diz que acredita que este valor esteja em conta. "Eu acredito que valeria a pena ir de trem. Só o pedágio é bem próximo disso, porque se considerar o combustível e esse desgaste no veículo, é um valor aceitável", contou.
Além disso, o engenheiro também ressalta a importância do projeto para a mobilidade da região. "Acredito que esse trem será fundamental para desenvolver ainda mais a região e dar mais oportunidades para as cidades da região. Tomara que saia do papel", ressaltou.
Em contraponto, o servidor público federal, André Silva Gouveia, de 35 anos, mora em Jundiaí, mas trabalha em uma empresa de São Paulo, atualmente em home office, e acredita que o valor da tarifa deveria ser reduzida. "Para mim seria útil esse trem, se a tarifa prevista fosse menor que a anunciada até o momento. A viagem de ônibus custa pouco mais de 20 reais, enquanto o custo do percurso pelo TIC de Jundiaí até a capital está previsto em 35 reais. É uma diferença muito grande. Se o preço previsto não baixar, acho que usarei o trem poucas vezes, só por curiosidade. Do contrário, devo seguir usando o ônibus", explicou André.
INTERVENÇÕES
De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos e a Secretaria de Transportes, na região de Jundiaí, especialmente em seu trecho norte a partir da divisa com Campinas, serão realizadas intervenções para duplicação e remodelação da linha férrea de carga da MRS, que continuará existindo e será ampliada para caminho de ferro do TIC (sem paradas, só em Jundiaí) e ao TIM (parador em Valinhos, Vinhedo e Louveira). As Secretarias ainda ressaltam que as intervenções no município ainda não tiveram início e só poderão ocorrer após o leilão do projeto, marcado para novembro e dezembro. As diligências, apesar de já orçadas, só serão realizadas após o carnaval.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a previsão é que haja 17 intervenções iniciais, com transposições que compreendem um traçado que vai do limite do município de Várzea Paulista a Louveira, passando pela Vila Arens, onde está a estação de trem, que também passará por obras estruturais para a área de embarque do TIC. Em Jundiaí, as intervenções viárias estão concentradas no entorno da região d<ctk:-10>a ferrovia, como por exemplo, a readequação da rotatória junto à rua Aristeu Dagnoni e ampliação das passagens inferiores existentes: a que interliga a Avenida Navarro de Andrade com a Avenida Carlos Martins e a que interliga a Rodovia Geraldo Dias à Aveni<ctk:-25>da Nicola Accieri. O prazo para o TIM é para 2029 e o Trem Expresso é para 2031.