DIA MUNDIAL

Em Jundiaí, represa está há 80 dias acima de 100% da capacidade

Por Redação | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
DAE Jundiaí

Divulgação

Represa Dae
Represa Dae

As chuvas acima da média registradas durante o último verão, segundo dados da Defesa Civil de Jundiaí, fizeram com que a represa administrada pela DAE Jundiaí, em frente ao Parque da Cidade e ao Mundo das Crianças, registrasse mais de 100% da capacidade de armazenamento. Já são mais de 80 dias em situação de extravasamento. Apesar da boa situação, no Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), a DAE reforça a importância do consumo consciente.

A água excedente percorre o caminho natural, seguindo pelo rio Jundiaí Mirim – principal manancial de abastecimento da cidade – até desaguar no rio Jundiaí, utilizado por outras cidades para captação de água. Nesta terça-feira (21), a represa registrava 102% da capacidade – ou seja, 9,52 bilhões de litros de água.

"Todo ano há períodos em que ocorre o extravasamento. Para a DAE, é melhor que as chuvas mais intensas comecem a partir de março, o que garante mais entrada de água durante a estiagem. Este ano, as chuvas estão fortes desde janeiro, mas não podemos prever como será durante as secas", avalia o diretor de Mananciais da empresa, Martim Ribeiro.

A operação da DAE se completa com os reservatórios espalhados pela cidade – são 57, em ampliação – e o acompanhamento desta água, realizado pela Seção de Eletromecânica e Operações da empresa, que atua 24 horas. De forma a garantir a qualidade deste processo, a equipe do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE analisa a água desde os mananciais até as torneiras: por mês, são 300 coletas de água, com amostras obtidas em mananciais e torneiras de casas, comércios, indústrias, escolas, Unidades Básicas de Saúde e hospitais, que geram duas mil análises.

EDUCAÇÃO

Reconhecida por sua segurança hídrica e considerada uma referência nacional em saneamento – com 99,07% da cidade atendida com redes de água, 98,23% com redes de esgoto e 100% do esgoto coletado sendo tratado, Jundiaí faz esforços para que a população use a água de forma consciente. Para isso, a DAE promove campanhas anuais com o tema e, em 2021 e 2022, 50 mil gibis temáticos foram entregues aos alunos da rede municipal de ensino.

A empresa ainda realiza o programa Águas de Jundiaí, que apresenta o caminho da água desde a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), e o percurso do esgoto, que chega à Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí, no Jardim Novo Horizonte.

Na tarde desta terça-feira (21), a equipe do programa se reuniu com os alunos do curso de Gestão Ambiental da FATEC (Faculdade de Tecnologia) para uma palestra sobre o ciclo da água e os processos de saneamento na cidade. A ação faz parte da programação da Semana da Água e também será realizada em outras empresas e instituições de ensino da cidade.

"Ter os profissionais da DAE, que são especialistas e referência nacional no setor é um ganho para nossos alunos e traz competência para o curso. Só temos a fortalecer essa integração com a empresa", avalia o diretor da instituição, Francesco Bordignon.

Para Cleuseli da Silva Pedroza, que está no quarto semestre do curso, participar do projeto é um complemento para o conteúdo aprendido na sala de aula. "É muito importante para esclarecer nossas dúvidas, além de ser também uma forma prática de aprendizado, que nos possibilita conhecer os processos da empresa no controle e limpeza da água. Aqui, apenas na sala de aula, muitas vezes não temos esse olhar, que acaba sendo muito benéfico para nossa formação".

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tercio Prata
    22/03/2023
    Por que não aproveitamos essa água? Por que ainda não criamos a represa 3 acima da estrada de Itatiba???