Campo Limpo Pta

Vigilância Sanitária e Meio Ambiente alertam sobre uso de água das minas

Por Redação | 20/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Divulgação

Minas de água
Minas de água

Campo Limpo Paulista possui minas de água, que são usadas pela população, para consumo de água em suas casas. A Vigilância Sanitária (VISA),  a fim de verificar a qualidade da água das minas, realizou entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023 a análise da água de 5 minas da cidade.

A Vigilância Sanitária informa que as águas das minas não possuem qualquer controle de qualidade e não passam por nenhum tratamento, podendo causar doenças e trazer riscos à saúde. Isso ocorre porque a possibilidade de contaminação é grande em áreas urbanas, podendo ser contaminada por fezes, produtos químicos, restos de animais, lixos, esgotos e outros.

A Secretaria de Meio Ambiente também reforça que a água pode parecer limpa, com aparência de pura, mas pode estar contaminada. Entre análises recentes da qualidade da água, foi encontrada a presença de um microorganismo chamado  Escherichia Coli, podendo indicar a presença de fezes.

É importante ressaltar que, apesar da análise de potabilidade ser realizada periodicamente, independente do resultado, não garante segurança para o consumo, pois como é uma fonte natural não é possível realizar qualquer controle ou tratamento. O resultado não garante a qualidade da água que pode sofrer interferências a qualquer momento, podendo um dia estar adequada e no outro contaminada.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.