FORTES CHUVAS

Jardim Novo Horizonte sofre com alagamentos

Por Yasmim Dorti | 14/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Elisabete de Oliveira teve a casa alagada mais de uma vez por conta das fortes chuvas e tem medo
Elisabete de Oliveira teve a casa alagada mais de uma vez por conta das fortes chuvas e tem medo

Devido às chuvas fortes das últimas semanas, os moradores do Jardim Novo Horizonte vêm sofrendo com alagamentos, que causam transtornos e invadem casas e escolas.

Um dos pontos mais afetados pela chuva deste fim de semana foi a Estrada Municipal do Varjão, nas proximidades da EMEB Maria Aparecida Silva Congilio. Um morador da região, que preferiu não se identificar, contou que o local sofre com as enchentes há anos. "Eu moro neste bairro há 16 anos e sofremos com as enchentes desde 2010. A cada formação de chuva existe essa preocupação. Acredito que as tubulações estão cheias com entulho, o que faz com que a água acabe voltando. A chuva começa e depois de uns 15 minutos alaga tudo", contou.

Questionada, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) ressalta que não houve perda para os estudantes em decorrência das fortes chuvas no local.

Elisabete de Oliveira, de 49 anos, também é moradora do bairro, em uma das ruas que corta a Estrada Municipal do Varjão. Ela conta que teve sua casa alagada duas vezes e é preciso muita atenção sempre que chove. "Há quatro anos qualquer tipo de chuva alaga a rua, danificando os móveis, sendo preciso sair correndo de madrugada, chamando as pessoas para que elas se retirem de suas casas. No último alagamento em minha casa, que aconteceu recentemente, vi que o nível do rio subiu e a rua começou a alagar durante a madrugada, então eu peguei meus cachorros e saí buzinando na rua para que as pessoas acordassem", contou a moradora. "Queremos ter paz, não conseguimos dormir à noite por conta desse transtorno. Isso não é vida", ressaltou.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), informou que os projetos para a melhoria da drenagem de águas pluviais do Novo Horizonte estão sendo finalizados. As intervenções solucionarão vários pontos de alagamento, inclusive, segundo a prefeitura, em frente ao ponto citado (EMEB Maria Aparecia Silva Congilio). A unidade também destaca que permanentemente as galerias pluviais são limpas e hidrojateadas para melhorara a drenagem das vias.

AJUDA

A fim de ajudar as famílias que foram afetadas pelas enchentes, os moradores, em conjunto com o poder público, decidiram criar campanhas para arrecadar móveis, colchões e materiais para casas que foram destelhadas.

Foi criada uma comissão de moradores para conversar com responsáveis da Prefeitura, para que as medidas sejam tomadas. "São realizadas reuniões com os responsáveis da prefeitura para que esses problemas sejam resolvidos. Foi sugerido realizar um muro de contensão, mas entendemos que também é necessário uma verba do Estado de São Paulo para que isso possa acontecer", disse Elisabete.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.