DAS CRIANÇAS

Encontro em Jundiaí já tem 50 cidades e 10 países confirmados

Prefeitura de Jundiaí realiza neste mês o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias

Por Redação | 04/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Para prefeito, ação é importante para compartilhar as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em Jundiaí com foco na criança
Para prefeito, ação é importante para compartilhar as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em Jundiaí com foco na criança

A Prefeitura de Jundiaí realiza, entre os dias 18 e 24 de março, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias.

Até o momento, já estão confirmadas as presenças de autoridades e representantes de 50 municípios brasileiros, além de cerca de 10 países.

Com programação gratuita, em diversos equipamentos públicos, um dos pontos altos é a participação do pedagogo italiano Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, conhecido pelo nome artístico de Frato; além da coordenadora da latino-americana da Rede, Lorena Morachimo.

Outra novidade é que o Encontro já recebe também as inscrições gratuitas dos interessados em participar das atividades, que serão realizadas em espaços como o Teatro Polytheama, a Fábrica das Infâncias Japy, o Mundo das Crianças e o Paço Municipal.

"Jundiaí, Cidade das Crianças, promove este encontro para compartilhar as políticas públicas de excelência que o município vem desenvolvendo de modo intersetorial para as infâncias, bem como dar espaço para que outros exemplos possam compartilhar suas boas práticas. Fora o extenso rol de autoridades e especialistas que irão palestrar. Jundiaí tem feito um trabalho grandioso. Nossa expectativa é contribuir com as políticas públicas em favor da infância no Brasil e no mundo", comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores da Prefeitura acerca do programa Cidade das Crianças explica a curadoria das atividades e escolha de participantes. "A programação tem foco nos oito eixos que Jundiaí escolheu para que fossem os norteadores do programa municipal. E para participar dessas atividades, enquanto palestrantes ou moderadores, estão confirmados os nomes de integrantes das redes internacionais de que Jundiaí faz parte, que são a Rede de Cidades das Crianças e a Rede Urban95, além das instituições parceiras da cidade para a implementação desta política pública, como a Fundação Bernard van Leer, Instituto Alana, Allma Hub e Ateliê Navio", explicou.

Os cinco painéis programados, marcados para os dias 19, 20 e 23 de março, terão como temas: Redes Internacionais, Promoção da Saúde, Educação Inovadora, Áreas da Infância e Autonomia e Projetos Especiais. Para abordá-los, participarão prefeitos, outras autoridades das esferas estadual e federal, além de gestores da Prefeitura, que compartilharão exemplos e boas-práticas nos segmentos temáticos propostos. Visitas monitoradas darão a possibilidade de os visitantes conferirem na prática os temas debatidos.

Já os cinco Fóruns das Infâncias - programados entre os dias 21 e 24 de março - trarão as temáticas: Promover a participação, Garantir autonomia, Direito à Cultura, Direito à Saúde e Direito de Brincar, com as presenças confirmadas de diversas autoridades e especialistas nos temas propostos.

A abertura oficial do Encontro está programada para o sábado (18), a partir das 10h, no Teatro Polytheama. Entre as diversas presenças já confirmadas estão as de Francesco Tonucci, Lorena Morachimo, do Comitê das Crianças, além de autoridades.

Os detalhes da programação podem ser consultados no site: cidadedascriancas.jundiai.sp.gov.br.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.